Clarissa Tércio comemora recuo do governo sobre monitoramento do Pix
Para a deputada, a revogação da medida enfatiza a importância da mobilização popular
A deputada federal Clarissa Tércio (PP) celebrou a decisão do governo Lula de revogar a nova medida da Receita Federal que ampliava o monitoramento e controle das transações realizadas pelo Pix.
A revogação veio após a forte repercussão de um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL), criticando a normativa que visava reforçar medidas de monitoramento em movimentações financeiras, incluindo o Pix, para operações superiores a R$ 5.000,00 de pessoas físicas e R$ 15.000,00 para pessoas jurídicas.
Para Clarissa Tércio, a revogação da medida enfatiza a importância da mobilização popular e o papel das redes sociais na influência das decisões governamentais.
"Esta vitória é do povo brasileiro, que não aceita ser fiscalizado de maneira opressiva e sem transparência. A revogação desta norma mostra que quando nos unimos e usamos nossa voz, podemos fazer o governo recuar de medidas que prejudicam a população. Além disso, o vídeo do deputado Nikolas Ferreira não só trouxe à tona essa questão, mas também mostrou a força que temos nas redes sociais para defender a liberdade financeira", afirmou a deputada.
De acordo com a parlamentar, a medida revogada gerou preocupação entre parlamentares e lideranças devido ao temor de que pudesse abrir caminho para a criação de novos tributos e dificultar a vida de pequenos empreendedores e trabalhadores informais.
Leia Também
• Com João Campos de recesso, Victor Marques assume comando da Prefeitura do Recife pela primeira vez
• Raquel Lyra é sondada pelo PT para concorrer à reeleição pelo partido, diz jornal
Para a deputada, é essencial manter a vigilância e o diálogo com a sociedade para garantir que decisões governamentais respeitem os direitos e os interesses dos brasileiros.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.