Codevasf pode ter duas superintendências em Pernambuco
Alteração contempla o prefeito João Campos e o PT-PE
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) passa por um processo de reestruturação em todo o País. Há uma discussão de um novo desenho da estatal em estados como Minas Gerais, Ceará e Paraíba. E Pernambuco também não deve ficar de fora das mudanças.
Uma solicitação para a criar a 15ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco está sob análise da assessoria jurídica e da diretoria executiva da estatal. O último passo é a aprovação pelo Conselho de Administração da companhia, prevista para os próximos 30 dias. O objetivo da mudança é contemplar lideranças pernambucanas que estão de olho no comando da estatal no Estado.
Caso seja aprovada a alteração, o comando de uma das superintendências ficaria com o indicado do PT, Edilázio Wanderley, enquanto a outra estrutura ficaria sob o comando do indicado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), Gustavo Melo. O socialista tem um acordo com o presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, para contemplar os dois partidos da base do Governo Lula.
Com o encaminhamento para resolver a disputa pela Codevasf, o ex-deputado federal Danilo Cabral ganha força para assumir o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele chegaria ao comando da estatal graças ao gesto do senador Humberto Costa (PT) e dos parlamantares do PT em Pernambuco.