Com grande público, livro "Miguel Arraes: histórias de lá e de cá” é lançado no Recife

A obra conta histórias inéditas sobre a trajetória de um dos políticos mais importantes do País

Com grande público, livro "Miguel Arraes: histórias de lá e de cá” é lançado no Recife - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com a presença massiva do público, foi lançado nesta quinta-feira (19) o livro “Miguel Arraes: histórias de lá e de cá”, no Real Botequim, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. A obra conta histórias inéditas sobre a trajetória de um dos políticos mais importantes do País. 

O livro foi escrito pelo médico Lula Arraes, filho de Miguel Arraes e o jornalista Ítalo Rocha, que atuou como assessor de imprensa do ex-governador, e traz relatos do período em que Arraes esteve exilado na Argélia durante a ditadura militar, além dos bastidores da vida política no Brasil

Lançamento do livro “Miguel Arraes: histórias de lá e de cá”. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Em um momento de confraternização, estiveram presentes no evento o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), bisneto de Arraes; a vice-presidente nacional do Solidariedade e ex-deputada, Marília Arraes, neta do ex-governador; a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade), neta de Miguel; o deputado federal Pedro Campos (PSB), bisneto de Arraes, além de Renata Campos, Maria Eduarda e José Campos. 

Também marcaram presença outras autoridades como o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB); o presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o ex-secretário estadual de Saúde, André Longo; e o presidente estadual do MDB, Raul Henry. 

Segundo o jornalista Ítalo Rocha, a obra mostra “despretensiosamente” os traços da personalidade de Miguel Arraes dentro e fora do poder

“Não é um livro biográfico, mas tem uns traços biográficos nele, através das histórias que ele viveu aqui no Brasil e no exílio. O leitor vai entender um pouco do doutor Arraes, do comportamento dele, enquanto autoridade e homem comum do dia a dia”, afirmou. 

O médico Lula Arraes destacou que o livro surgiu com base em uma trilogia que tinha escrito anteriormente sobre ele e sua família.

“Eu comecei a contar histórias do exterior, do tempo do exílio. E eu li as postagens no Instagram de Ítalo Rocha, meu amigo há 40 anos, contando histórias do meu pai no Interior. E a gente teve a ideia de juntar esses dois universos por onde ele transitou, um por força do golpe que ele teve que sair e outro que era a obsessão dele que era ir para o Interior tentar resolver o problema da população mais pobre do nosso Estado”, disse. 

Ítalo Rocha e João Campos no lançamento do livro sobre Miguel Arraes. Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O prefeito João Campos mencionou que é importante ter boas referências na vida e relembrou a vivência ao lado do bisavô. 

“Eu acho importante a gente ter sempre boas referências, conhecer a história e a luta de cada um, e poder ter tido a oportunidade de também ter convivido. Eu tenho memórias de criança ao lado do meu bisavô, mas principalmente as referências que a gente vê até hoje, na rua, na luta, no sonho, na esperança, nas causas tão nobres que ele carregou em favor do povo que mais precisa e que, até hoje, permanecem atuais”. 

A ex-deputada Marília Arraes afirmou que o avô foi uma das maiores lideranças progressistas do Brasil, além de ser reconhecido em vários países do mundo. Ela espera que o legado de Arraes continue vivo e que as gerações conheçam melhor a atuação do ex-governador.

Veja também

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar

Newsletter