Logo Folha de Pernambuco

Com o PSD na base, governadora arruma chapa para disputar Prefeitura do Recife

Cacau de Paula, nova secretária de Cultura do Estado, e a governadora Raquel Lyra, no dia da posse da filha do ministro André de Paula (PSD) - Foto: Hesíodo Góes/Divulgação

A aliança firmada entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), que deixou a base do Governo João Campos (PSB), vai além de uma secretaria.

Se a eleição para a Prefeitura do Recife fosse hoje, o Palácio do Campo das Princesas já teria a chapa pronta: o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), encabeçando, e tendo como vice a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

A jornalista, que no Recife administrou Turismo e Lazer, assumiu nova pasta no Estado na última sexta-feira, um dia antes de sua exoneração do Executivo municipal ser publicada no Diário Oficial.

Filha do ministro da Pesca, Cacau de Paula já chegou cercada de pautas importantes. Na terça-feira, lançou os editais da Lei Paulo Gustavo, que contempla projetos culturais. Em Pernambuco o repasse corresponde a R$ 184 milhões.

"É o maior investimento que já existiu na cultura do nosso Estado", registrou. No meio desse montante, recursos serão destinados às obras do Cinema São Luiz, equipamento que tem a cara da cidade e memória afetiva da população. A expectativa é entregá-lo em meados de 2024.

Coisa pouco comum no Palácio, dois vereadores do Recife marcaram presença na solenidade: Alcides Cardoso (PSDB) e Ronaldo Lopes (PSC), ambos oposição ao prefeito João Campos.

Túlio Gadêlha chegou atrasado. Mas chegou. Na quarta-feira, o deputado se reuniu com o ministro da Pesca. Na pauta, um assunto bem recifense: o fortalecimento da Colônia de Pescadores de Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital. Dos 134.391 votos de Gadêlha na última eleição - 77,6% a mais que em 2018 - 36.594 foram no Recife.

O que o deputado precisa fazer agora é conversar com o PSOL que, junto ao Rede, forma uma federação. O PSOL aposta em candidatura própria na capital e tem dois possíveis nomes: o vereador  Ivan Moraes e a deputada Dani Portela. Ou convence o PSOL a mudar de opinião ou deixa o Rede,  desvinculando-se com isso da federação.

Independentemente do desenho traçado até o próximo ano, Túlio Gadêlha e Cacau de Paula terão outra cabo eleitoral de peso: a jornalista e apresentadora global Fátima Bernardes. Comenta-se que a namorada do deputado negocia com a emissora uma espécie de "ano sabático".  Pretende virar o Recife do avesso à caça de votos. 

 

Ciúmes de você
eputados não gostaram de saber que, mesmo sem representação na Assembleia Legislativa, e sem pernambucano no Congresso Nacional, o PSD tenha chegado à base do Executivo estadual tão cheio de espaço. Primeiro, uma secretaria com capilaridade por todas as regiões. Depois, a hipótese de compor uma majoritária. Vão pressionar mais na hora de votar os projetos.

VISÍVEIS > A vice-governadora Priscila Krause aproveita a Semana da Pessoa com Deficiência para dar ênfase à inclusão. Quer todo mundo produzindo conteúdos mais acessíveis. Para começar a mudar a comunicação e não deixar ninguém de fora.

URBANISMO > Participante da 7ª Assembleia do Fundo Global para o Meio Ambiente, no Canadá, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, mostrou no encontro ações como o Promorar. Programa garante infraestrutura sem esquecer a natureza.

ELEIÇÕES > O deputado Pedro Campos (PSB) integra o Grupo de Trabalho da Câmara sobre minirreforma eleitoral que vai propor mudanças já para 2024. Discutirão prestação de contas, número de candidatos, federações e jurisprudências do TSE.

Veja também

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora
Tensões comerciais

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter