Logo Folha de Pernambuco

Com presença do prefeito, Câmara de Vereadores do Recife retoma as atividades parlamentares

Sessão marcou o início do último ano da legislatura 2021-2024

Abertura dos trabalhos legislativa de 2024 da Câmara de Vereadores do Recife - Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Após um pouco mais de trinta dias de recesso, a Câmara Municipal do Recife iniciou, na manhã desta quinta-feira (1), os trabalhos parlamentares do quarto e último ano da legislatura 2021-2024.

Os vereadores estiveram presentes, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal, para a sessão solene. 

A cerimônia de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura contou também com a presença do prefeito da cidade, João Campos (PSB).

Além do Chefe do Executivo municipal, completaram a mesa: o vereador Eriberto Rafael (PP), primeiro-secretário; Dema, secretário de Governo; e o presidente da Casa José Mariano, Romerinho Jatobá (PSB), que deu início aos trabalhos.

Discursos

"Espero que 2024 seja um ano de muito trabalho. É um ano desafiador: nós temos uma eleição pela frente. Isso. é claro, afeta a rotina de cada um de nós. Mas que possamos conciliar as eleições, o trabalho que cada um vai precisar excercer fora da Casa, com o nosso trabalho enquanto vereadores eleitos, com a representatividade que temos.", disse Romerinho Jatobá ao abrir a solenidade.

O prefeito da cidade do Recife, João Campos (PSB), subiu à Tribuna logo em seguida. O discurso durou cerca de quinze minutos.

"A Câmara nunca faltou com o Recife, mesmo nos momentos mais difíceis. Juntos, consolidamos políticas públicas inovadoras, criamos leis que ajudaram a gerar investimentos e a reduzir desigualdades, asseguramos novos direitos e assumimos o desafio de transformar realidades. A gente só constrói consenso pelo diálogo, pelo entendimento, com o poder executivo dando provas claras de que é possível construir pontes para abrir novos caminhos. Seja na situação, ou na oposição, na crítica ou na proposição, estamos sempre abertos a fazer bom debate pela cidade“, ressaltou João Campos.

Após a fala de João Campos, foi a vez de Samuel Salazar (MDB), líder do Governo na Câmara, fazer o uso da palavra. O vereador destacou a importância da parceria do Legislativo com o prefeito e fez um agradecimento especial aos seus colegas parlamentares.

"Ao adentrar no quarto ano de gestão, reafirmamos nosso compromisso ao lado de João Campos em buscar sempre o melhor, mais entregas, obras e resultados positivos para o Recife. [...] Quero agradecer a todos os colegas parlamentares que contribuíram muito para as mudanças significativas realizadas no Recife. Em três anos, foram aprovados todos os 181 projetos de lei do Executivo apresentados, todos com bons debates nesta casa e com participação plural, sempre visando beneficiar a população recifense.", afirmou o vereador.

Ausências
Dos 39 vereadores, 34 marcaram presença na sessão.

Luiz Eustáquio (PSB), Eduardo Marques (PSB), Michelle Collins (PP)Alcides Cardoso (PSDB) e Fred Ferreira (PL) foram as ausências.

De licença médica, o líder da oposição, Alcides Cardoso (PSDB), não compareceu à cerimônia. A assessoria do parlamentar revelou que por conta de um deslocamento de retina, o vereador precisará passar de 10 a 15 dias afastado.

O vice-líder, Fred Ferreira (PL), também não compareceu. A ausência não foi justificada. A Folha entrou em contato com a assessoria do vereador, que afirmou que "o parlamentar provavelmente deve ter tido um imprevisto".

A Oposição ficou sem discurso durante a cerimônia.

Após o ritual simbólico de “abertura” das atividades de 2024, a Casa José Mariano deve retomar, de fato, os trabalhos, na sessão ordinária marcada para a próxima segunda-feira (5).

Veja também

Newsletter