Logo Folha de Pernambuco

Comissão de Finanças da Alepe dá aval para extinção do FEEF

A proposta do Governo prevê a redução gradativa da alíquota em dois pontos percentuais por ano

Alepe - Foto: Divulgação

A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou hoje (13), por unanimidade, a extinção gradual da cobrança de tributos que compõem o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). O projeto de lei, enviado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), está previsto para ser votado em plenário na próxima semana.

A matéria estabelece que as contribuições tenham redução de dois pontos percentuais até 2028, quando o FEEF deve ser extinto. Hoje o fundo corresponde a 10% sobre o valor do incentivo recebido. A proposta também prevê o parcelamento de dívidas de empresas que estejam irregulares junto ao fundo.

“O projeto não cria fundo especial novo nem reformula a natureza do existente, apenas prolonga a vigência de uma das receitas do fundo já criado por lei e prevê sua extinção de forma escalonada”, argumentou a  deputada Débora Almeida (PSDB), que preside o colegiado e, na condição de relatora, deu parecer favorável. "Não há impedimento de ordem financeira ou orçamentária", justificou.

O FEEF foi criado em 2016 com o objetivo de manter o equilíbrio fiscal de Pernambuco e é composto por depósitos obrigatórios de empresas beneficiárias de incentivos fiscais e por dotações orçamentárias do Estado.

Veja também

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro
ATENTADO

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro

Newsletter