Comissão de Justiça da Alepe aprova cidadania pernambucana para o vice-presidente Mourão
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, pode se tornar cidadão de Pernambuco. A Comissão de Justiça (CCLJ) da Alepe deu aval, nesta segunda (9), ao Projeto de Resolução nº 2398/2021, de autoria do deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), com esse objetivo. Na ocasião, o colegiado aprovou a concessão do Título de Cidadão Pernambucano a mais três personalidades e autorizou outras quatro a receberem a Medalha Leão do Norte, mais alta comenda do Parlamento Estadual.
A decisão do grupo parlamentar trata, especificamente, da legalidade e da constitucionalidade das propostas de título, que ainda precisam passar por deliberação nominal em Plenário. Os deputados Aluísio Lessa (PSB) e João Paulo (PCdoB) abstiveram-se de votar a matéria que trata da homenagem a Mourão. “Em respeito à iniciativa do colega, não serei contra. Mas, neste momento que o Brasil atravessa, prefiro não participar da aprovação dessa honraria”, explicou o socialista.
No texto que justifica a escolha, Marco Aurélio ressalta que o vice-presidente teve “grande destaque quando serviu ao Exército no Recife”, entre 1982 e 1985. Também lembra que ele já recebeu o Título de Cidadão Recifense pela Câmara dos Vereadores da Capital.
Ainda devem ser agraciados com a comenda o promotor de Justiça Sérgio Tenório de França, o juiz federal Leonardo Coutinho, e o delegado Nehemias Falcão, atual chefe da Polícia Civil de Pernambuco. As propostas de homenagem foram apresentadas, respectivamente, pelos deputados Erick Lessa (PP), Antonio Coelho (DEM) e Diogo Moraes (PSB).