Logo Folha de Pernambuco

Comissão de Saúde da Alepe aprova fornecimento de medicamentos à base de cannabis

Nova política visa estabelecer diretrizes para distribuição gratuita de derivados de cannabis

Nando Chiappetta

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta quarta-feira (30), a criação de uma Política Estadual de Fornecimento de Medicamentos e Produtos Derivados de Cannabis. A proposta foi formalizada em um substitutivo da Comissão de Justiça, unindo o Projeto de Lei (PL) nº 474/2023, de autoria do deputado Luciano Duque (Solidariedade), ao PL nº 1804/2024, do deputado João Paulo (PT).

O texto aprovado propõe que o Estado estabeleça protocolos e diretrizes terapêuticas específicas para o uso medicinal da cannabis, particularmente em casos em que essas normas estejam ausentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida visa garantir a oferta gratuita de medicamentos derivados da planta, desde que prescritos por profissionais legalmente habilitados e conforme normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A deputada Socorro Pimentel (União), relatora na Comissão de Saúde, apresentou o parecer favorável ao projeto.

Repercussão

Luciano Duque, que também é membro suplente da Comissão, celebrou o avanço na tramitação do projeto. 

“A aprovação na Comissão de Saúde é um momento importantíssimo. A sociedade clama para que o Governo se sensibilize com as famílias que já fazem uso desse medicamento via liminares judiciais. E a gente precisa avançar no sentido de que o Governo Federal, a Anvisa e o Ministério da Saúde adotem os medicamentos definitivamente, já que no mundo inteiro eles estão regulamentados”, afirmou o deputado.

Sessão

Além do projeto sobre derivados de cannabis, a Comissão de Saúde aprovou outros doze projetos, incluindo o PL nº 1992/2024, da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), que propõe medidas adicionais na Política Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna.

Ainda durante a reunião, o presidente da Comissão, deputado Adalto Santos (PP), fez um balanço das ações do Outubro Rosa, campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama. Santos também destacou datas comemorativas de outubro, incluindo o Dia Nacional do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta (13 de outubro), o Dia do Médico (18 de outubro) e o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (25 de outubro).

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Usina Angra 1 obtém licença para operar por mais 20 anos
ENERGIA NUCLEAR

Usina Angra 1 obtém licença para operar por mais 20 anos

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Newsletter