Logo Folha de Pernambuco

Comissão do Senado aprova projeto que assegura distribuição de alimentos a casas de apoio a vítimas de violência doméstica

Projeto é de autoria da senadora Teresa Leitão

Projeto de Teresa Leitão assegura alimentos a mulheres vítimas de violência - Arquivo

Leia Também

• Teresa Leitão defende projeto do presidente Lula durante convenções em Pernambuco

• Teresa Leitão diz que PT não interferiu na escolha do vice feita pelo PCdoB em Olinda

• Teresa Leitão é homenageada pelo TRT-6

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei Nº 996/2023, de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A proposta visa garantir a distribuição de alimentos a casas de acolhimento e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, um passo significativo para combater a insegurança alimentar enfrentada por essas famílias.

Teresa Leitão destaca que as mulheres e seus dependentes têm o direito de viver sem a preocupação com a alimentação, especialmente quando buscam refúgio em locais seguros para escapar de situações de violência.

“Tais locais, no entanto, vêm convivendo com a precariedade na sua capacidade de atender a necessidades básicas, como prover alimentação adequada àquelas mulheres que a eles recorrem em busca de proteger, muitas vezes, a própria vida, bem como a de seus filhos e filhas”, justifica Teresa Leitão. 

O projeto atribui ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) a responsabilidade de planejar a distribuição dos alimentos. A intenção é integrar essas casas de acolhimento ao planejamento do SISAN, proporcionando condições mínimas de sustento até que as mulheres consigam alcançar a autonomia desejada.

A senadora Augusta Brito (PT-CE), relatora do projeto na CAE, ressaltou a importância da proposta ao integrar políticas de amparo social com a Lei Maria da Penha.

“O PL 996/2023 permite a integração de uma importante política de amparo social, o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, com a Lei Maria da Penha”, afirmou.

Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário do Senado.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Botafogo vence Palmeiras, em São Paulo, e recupera liderança do Brasileirão
Campeonato Brasileiro

Botafogo vence Palmeiras, em São Paulo, e recupera liderança do Brasileirão

Newsletter