Logo Folha de Pernambuco

Comissão externa aprova audiências com ministros sugeridas por Carlos Veras

O deputado federal apresentou requerimentos, aprovados nesta quarta-feira (08)

O deputado federal Carlos Veras (PT/PE) apresentou requerimentos, aprovados nesta quarta-feira (08), para que os ministros da Economia e do Desenvolvimento Regional comparecem à Comissão externa destinada a acompanhar a grave situação de Pernambuco em decorrência das fortes chuvas. Veras quer que Paulo Guedes trate da concessão de auxílio emergencial às famílias, aos trabalhadores e aos comerciantes atingidos. Já Daniel Ferreira, do Desenvolvimento Regional, terá que explicar o atraso de repasse de verbas federais para o projeto Contenção de encostas em setores de alto risco em Recife. 

De acordo com o parlamentar, a tragédia que assola diversos municípios pernambucanos chama a atenção para políticas públicas preventivas e para a necessidade de uma rápida resposta do Estado no auxílio às vítimas.

“Muitas famílias perderam casas e todos os bens que tinham dentro delas. Comerciantes e trabalhadores viram suas fontes de receita serem repentinamente suprimidas. Vidas interrompidas, danos materiais sérios e grandes abalos de saúde e emocionais, que dificilmente serão superados”, afirma Veras.

O deputado afirma que, para tentar minimizar os impactos e efeitos provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias, “medida de suporte financeiro às famílias, aos trabalhadores e aos comerciantes deve ser o quanto antes adotada, também pelo governo federal”.

CANAL ÚNICO

Durante a primeira reunião deliberativa da Comissão, o deputado Carlos Veras também informou que solicitará ao governo de Pernambuco, via ofício, a criação, célere, de um canal único que reúna informações gerais do estado e específicas de todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingem o estado.

"O estabelecimento dessa plataforma é medida necessária ao enfrentando da crise. Ainda, é essencial que os recursos repassados aos municípios sejam amplamente divulgados e que os valores já pagos aos beneficiários sejam publicizados e  constantemente atualizados", afirma Veras.

Veja também

Newsletter