Comissões da Alepe definem presidentes neste sábado (15)
Principais colegiados da Casa vão realizar eleição na manhã deste sábado. Oposição tem maioria
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) terá um dia de definições estratégicas neste sábado. As principais comissões da Casa vão eleger seus presidentes e a expectativa é de que a oposição, com a maioria dos integrantes dos colegiados, consiga comandar os espaços.
Neste dia, serão escolhidos os presidentes das comissões de Justiça, Finanças e Administração. As definições são estratégicas porque os colegiados apreciam todos os projetos de lei que tramitam pelo legislativo estadual.
Leia Também
• Embate na Alepe e a guerra declarada para as eleições de 2026
• Antônio Moraes critica "manobra" na eleição das comissões da Alepe e defende respeito ao regimento
• Presidente em exercício da Alepe diz que cumpriu regimento e garante eleição nas comissões
O bloco antagonista tem como candidatos os deputados Alberto Feitosa (PL) para o colegiado de Justiça, Antônio Coelho (União Brasil) para Finanças e Waldemar Borges (PSB) para Administração. Há a possibilidade de os legisladores governistas não comparecerem a votação em protesto.
Instalação
Na última sexta-feira, as comissões da Assembleia foram instaladas em sessões tumultuadas. Os encontros foram convocados pelo presidente da Casa em exercício, deputado Rodrigo Farias (PSB), e tiveram os editais publicados em edição extra do Diário Oficial do Legislativo, na noite da última quinta-feira.
A decisão foi alvo de protesto de parlamentares governistas. Na noite da última sexta-feira, uma carta aberta com críticas à condução da instalação das comissões foi assinada por 26 parlamentares governistas.
Pela manhã, após a reunião de instalação das comissões, Rodrigo Farias garantiu que a convocação para as instalações das comissões seguiu o regimento interno da Casa de Joaquim Nabuco.