Logo Folha de Pernambuco

Confira quem são os vereadores que não voltarão à Câmara Municipal do Recife em 2025

Entre os não reeleitos estão Chico Kiko (PSB), Osmar Ricardo (PT) e Alcides Cardoso (PL)

Câmara Municipal do Recife - Divulgação

Leia Também

• Câmara de Vereadores do Recife terá novo perfil a partir de 2025

• Confira os vereadores eleitos que vão exercer seu primeiro mandato na Câmara do Recife

Em 2025, nove das 37 cadeiras da Câmara Municipal do Recife não serão mais ocupadas por vereadores do atual mandato. Eles bem que tentaram ser reeleitos, mas não conseguiram. Há, ainda, os que não quiserem voltar a concorrer, como é o caso de Michelle Collins (PP), que preferiu apostar no filho Alef Collins (PP) e conseguiu elegê-lo; e Ivan Moraes (PSOL), que optou por deixar a vaga para ser disputada por Carol Vergolino e Jô Cavalcanti, esta última sendo eleita.

Por outro lado, 26 legisladores conseguiram renovar o mandato. Na lista dos reeleitos, o destaque é Romerinho Jatobá (PSB), o mais bem votado, com 20.264 votos, que atualmente é o presidente da Câmara Municipal. Ainda no ranking dos releitos mais votados estão Aderaldo Pinto em segundo lugar, com 15.793 votos; e Andreza Romero em terceiro, com 15.785 votos. Ambos também são do PSB. 

Este ano, o Recfie perdeu duas cadeiras, por conta do Censo 2022, que mostrou uma diminuição da população da cidade em comparação com o levantamento anterior, de 2010, passando de 39 para 37 vagas.

Dos vereadores que não conseguiram se reeleger, quatro são do PSB. Chico Kiko buscava o terceiro mandato consecutivo, mas não conseguiu êxito; Almir Fernando, que entraria no seu quinto mandado também não garantiu a continuidade; Joselito Ferreira, que estreou na Casa de José Mariano em 2020, não conseguiu continuar; Eduardo Marques, depois de cinco mandatos, foi outro derrotado nas urnas.  

Aline Mariano (PSB), que assumiu a vaga deixada por Andreza Romero (Podemos) em maio do ano passado, também tentou a reeleição, mas sem sucesso. Inicialmente, Andreza deixou o cargo para assumir a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife e depois pediu licença por motivos de saúde. Andeza foi reeleita.

Já o PT teve duas perdas significativas, com a despedida da Câmara de Osmar Ricardo e do Professor Jairo Brito. Ambos possuem quatro mandatos. A Casa também perdeu Alcides Cardoso (PL), eleito pela primeira vez para a casa legislativa em 2020 e que hoje é líder da oposição. Doduel Varela (PSD) e Victor André Gomes (PV), que também estão no primeiro mandato, não conseguiram ser reeleitos.

Os onze novatos da Casa de José Mariano são Gilson Machado Filho (PL), Rinaldo Junior (PSB), Rubem (PSB), Eduardo Mota (PSB), Flávia de Nadegi (PV), Thiago Medina (PL), Júnior de Cleto (PSB), Kari Santos (PT), Jô Cavalcanti (PSOL), Alef Collins (PP) e Eduardo Moura (Novo).

 

Veja também

Newsletter