Logo Folha de Pernambuco

Conheça o vice de João Campos, que deve ser anunciado na próxima segunda-feira (22)

Victor Marques terá papel estratégico e pode assumir a prefeitura caso João concorra em 2026

Victor Marques e João Campos

Engenheiro Civil formado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Victor Marques (PCdoB) tem em comum a mesma profissão do prefeito do Recife, João Campos (PSB). No entanto, não é somente a formação que uniu os dois gestores. Marques é nome de estrita confiança do gestor recifense, o que pesou na escolha para a indicação do vice.

Foi chefe de gabinete do administrador socialista na Prefeitura do Recife e no primeiro e único mandato de Campos como deputado federal (entre 2019 e 2020). Na época em que o prefeito era chefe de gabinete do então governador Paulo Câmara (PSB), Victor Marques foi seu assessor (de 2017 até 2019).

Ou seja, João Campos sempre fez questão de levar o aliado para acompanhá-lo em todas as missões que encarou.

De perfil discreto, Victor Marques sempre foi presença constante nos bastidores da equipe do gestor.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por João Campos (@joaocampos)

Registro simbólico de João Campos e Victor Marques 

Quando a Prefeitura do Recife recebeu o prêmio de política pública concedido pela ONU pela implantação e resultados sociais obtidos através do Compaz, foi Victor Marques um dos auxiliares que acompanhou prefeito João Campos na cerimônia aconteceu em Nova Iorque, sala do Conselho de Segurança da ONU, em fevereiro deste ano.

O gestor recifense levou tanto Victor Marques quanto a ex-secretaria de Infraestrutura, Marília Dantas (MDB), que também foi cotada para ser vice na chapa da Frente Popular.

Na ocasião, os gestores tiraram uma foto com o prêmio que, provavelmente, deverá ser usada em inserções e propagandas políticas para ressaltar a importância do vice no projeto do socialista.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por João Campos (@joaocampos)

Papel em 2026

Victor Marques terá papel estratégico e pode assumir a prefeitura caso João decida concorrer as eleições para o Governo do Estado em 2026. Para assumir a missão, Campos teria que se desincompatibilizar do cargo seis meses antes do pleito, deixando o comando da Prefeitura para o seu vice. 

DNA na política e raízes em São José do Belmonte

A família de Victor Marques possui raízes na política no município de São José do Belmonte, no Agreste. O seu pai foi vereador da cidade e faleceu em 2017.

O irmão, Vinicius Marques, é pré-candidato a prefeito do município do Agreste no pleito deste ano. Ele foi escolhido candidato pelo prefeito da cidade, Romonilson Mariano.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vinicius Marques (@viniciusmarquesbelmonte)

Em agosto de 2023, Vinicius ingressou no PSB e sua ficha de filiação foi abonada por lideranças da legenda, incluindo o prefeito do Recife, João Campos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vinicius Marques (@viniciusmarquesbelmonte)

Veja também

MP pede ao TCU bloqueio de R$ 56 mi de Bolsonaro e mais 36 indiciados por golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

MP pede ao TCU bloqueio de R$ 56 mi de Bolsonaro e mais 36 indiciados por golpe

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter