Logo Folha de Pernambuco

Conselheiros do TCE elogiam atuação de Ranilson Ramos como presidente da Corte

Teresa Duere falou sobre a aposentadoria na sessão, mas não antecipou os próximos passos

Requerimento para Ranilson Ramos ser conselheiro na CCLJ foi aprovado por unanimidade - Foto| Tribunal de Contas do Estado

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) fizeram uma homenagem, nesta quarta-feira (10), ao presidente da Corte de Contas, Ranilson Ramos, empossado como conselheiro no tribunal há dez anos. Ele substituiu Romário Dias, que se aposentou. Eles falaram não só sobre a gestão de Ranilson num período em que a instituição está prestes a receber dois novos integrantes, por causa da aposentadoria do conselheiro Carlos Porto e da futura aposentadoria da conselheira Teresa Duere.

Em meio à polêmica vivida pela Assembleia Legislativa para escolher os futuros representantes do Órgão, o procurador geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa, lembrou que Ranilson teve seu nome aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) do Poder Legislativo em 9 de maio de 2013. Na época, a matéria foi rela­tada na CCLJ pelo deputado Rodrigo Novaes (que era do PSD e hoje está no PSB). Ranilson foi indicado ao cargo em 2013 pelo então governador Eduardo Campos, que faleceu em 2014. Contudo, ele só assumiu a presidência do TCE no ano passado, para o biênio 2022/2023, substituindo o conselheiro Dirceu Rodolfo. 

“Nós temos sido muito econômicos nos elogios, mas parabenizo pelos seus 10 anos numa instituição vestindo a camisa, trabalhando com diálogo e democracia”, acrescentou o conselheiro Valdecir Pascoal.

"Quero fazer jus aos 10 anos de vossa excelência como conselheiro e dizer que Vossa Excelência está conduzindo com muita competência a Presidência da Casa" , disse o conselheiro Carlos Neves.

"Nós estamos sendo privilegiados pela sua convivência, seu companheirismo e sua humanidade", afirmou Adriano Cisneiros, conselheiro substituto.

Teresa Duere foi primeira presidente mulher do TCE-PE
Teresa Duere foi a primeira mulher a asssumir a presidência do TCE no biênio 2012-2013. Na época, falou que era consequência prática da busca pela igualdade em uma sociedade historicamente comandada pelos homens

Já Teresa Duere, que foi deputada conterrânea com Ranilson, lembrou que, na posse dele, fez questão de lhe dar as boas-vindas. Na sessão, Teresa falou rapidamente que estava prestes a se aposentar e ainda brincou sobre o assunto. Mas a conselheira não falou se iria antecipar a aposentadoria, prevista para 12 de julho. “Ainda bem que a porta está logo aqui atrás”, brincou. Ela não quis adiantar os próximos passos. Ela havia se pronunciado anteriormente dizendo ser importante que a Assembleia eleja uma mulher para seu lugar.


 

Veja também

Newsletter