Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife pode ser reativado
Reativação do Conselho foi discutida entre a prefeita de Olinda e a governadora Raquel Lyra
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (CONDERM) pode ser reativado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). A pauta vem sendo defendida por prefeitos aliados da chefe do Executivo estadual, como os gestores de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL).
Após encontro com a governadora, ontem, Mirella Almeida afirmou que a tucana parabenizou ela e Mano Medeiros pela iniciativa de debater questões metropolitanas e sinalizou a intenção de reativar o colegiado. A ideia, segundo a prefeita, vai garantir voz ativa aos municípios em assuntos como trânsito, infraestrutura, saúde, educação e projetos voltados ao litoral, incluindo a engorda das praias.
“Ela (Raquel Lyra) está muito feliz que a gente está puxando essa pauta. Ela falou da importância, vai reativar o Conselho, e a gente vai ter voz ativa para poder discutir essas pautas tão importantes como mobilidade, trânsito no geral, serviços de infraestrutura, saúde e educação”, afirmou a prefeita.
Leia Também
• Eleição para a Amupe pode gerar novo embate entre João Campos e Raquel Lyra
• Prefeito Mano Medeiros inicia “visitas de cortesia” com a governadora Raquel Lyra e TCE-PE
• Rodrigo Pinheiro visita governadora Raquel Lyra para discutir demandas de Caruaru
O CONDERM é um órgão deliberativo e consultivo associado à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), que integra a estrutura da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG-PE).
Ele é composto pelos prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana e representantes do Governo do Estado. Também fazem parte do Conselho, na qualidade de membros consultivos, representantes do Poder Legislativo municipal e estadual.
Procurado pela Folha, o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado, Fabrício Marques, confirmou que a reativação do Conselho é uma demanda da governadora, mas destacou que ainda não há uma data definida para sua implementação.
“Sempre foi uma demanda da governadora... não há data exata (para a reativação), mas ela deve definir isso ao dialogar com os prefeitos da Região Metropolitana. Tem muitas prefeituras que ainda estão formando equipes, e Raquel deve estar esperando alguns dias para dar encaminhamento a isso, que é uma pauta muito positiva”, afirmou o secretário.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.