Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco se reúne
Jayme Asfora presidiu o primeiro encontro
A primeira reunião do Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco, instituição dedicada à preservação da memória histórica do estado, aconteceu na manhã desta quinta-feira (03) e foi conduzida pelo presidente do Conselho e Secretário Executivo de Direitos Humanos de Pernambuco, Jayme Asfora, juntamente com o vice-presidente, Igor Burgos, editor executivo da Cepe Editora, que abrigou o evento.
Na ocasião Jayme Asfora destacou a importância da reunião para o fortalecimento do equipamento cultural, ressaltando o compromisso com a manutenção da memória histórica do estado e o empenho em proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes.
“Estamos muito entusiasmados com o início dos trabalhos do Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco. Esta é uma importante iniciativa que busca preservar e difundir a rica história e as lutas do nosso estado, reforçando o compromisso com a democracia e os direitos humanos. Agradeço a todos os membros do Conselho pela dedicação e empenho nessa missão tão relevante para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva”, pontuou Asfora.
Igor Burgos, representando a Cepe Editora, enfatizou o papel fundamental da instituição no apoio ao Memorial da Democracia por meio do termo de cooperação com o Governo do Estado.
“A parceria com a Cepe permite que o projeto se mantenha firme e consolidado, fortalecendo sua atuação na preservação e disseminação da história pernambucana. Ficamos muito felizes em fazer parte deste processo”, finalizou.
Entre as deliberações da reunião ficou definida a realização da Semana da Anistia, ao final deste mês de agosto, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco. O Memorial da Democracia será um dos pontos oficiais de visitação e realização de atividades durante o evento.
Leia Também
• Cleiton Collins recebe o título de Cidadão do Recife
• Joel da Harpa se reúne com secretária de Defesa Social para cobrar segurança
O Conselho Deliberativo é composto por membros engajados com a preservação da memória histórica e cultural do estado. Entre os participantes da primeira reunião, estiveram presentes: Lília Gondim, Fernando Araújo, Ricardo Coelho, Marcelo Santa Cruz, Tércio Amaral, Marcelo Kasseb, Sidney Rocha, Filipe Moura, Félix Filho e Manoel Moraes.
Memorial da Democracia
O Memorial da Democracia é um espaço cultural e histórico localizado no casarão do Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, que já foi sede do Movimento de Cultura Popular (MCP). O espaço é dedicado à preservação e difusão da memória política de Pernambuco, retratando lutas, conquistas e marcos da democracia e dos direitos humanos ao longo da história do Estado, além de homenagear os mortos e desaparecidos dos tempos da Ditadura Militar. Sua administração é feita pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O equipamento cultural tem entrada gratuita e está aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 17h.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.