Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco se reúne

Jayme Asfora presidiu o primeiro encontro

Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco - Foto: Divulgação

A primeira reunião do Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco, instituição dedicada à preservação da memória histórica do estado, aconteceu na manhã desta quinta-feira (03) e foi conduzida pelo presidente do Conselho e Secretário Executivo de Direitos Humanos de Pernambuco, Jayme Asfora, juntamente com o vice-presidente, Igor Burgos, editor executivo da Cepe Editora, que abrigou o evento.

Na ocasião Jayme Asfora destacou a importância da reunião para o fortalecimento do equipamento cultural, ressaltando o compromisso com a manutenção da memória histórica do estado e o empenho em proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes.

“Estamos muito entusiasmados com o início dos trabalhos do Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia de Pernambuco. Esta é uma importante iniciativa que busca preservar e difundir a rica história e as lutas do nosso estado, reforçando o compromisso com a democracia e os direitos humanos. Agradeço a todos os membros do Conselho pela dedicação e empenho nessa missão tão relevante para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva”, pontuou Asfora.

Igor Burgos, representando a Cepe Editora, enfatizou o papel fundamental da instituição no apoio ao Memorial da Democracia por meio do termo de cooperação com o Governo do Estado.

“A parceria com a Cepe permite que o projeto se mantenha firme e consolidado, fortalecendo sua atuação na preservação e disseminação da história pernambucana. Ficamos muito felizes em fazer parte deste processo”, finalizou.

Entre as deliberações da reunião ficou definida a realização da Semana da Anistia, ao final deste mês de agosto, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco. O Memorial da Democracia será um dos pontos oficiais de visitação e realização de atividades durante o evento.

O Conselho Deliberativo é composto por membros engajados com a preservação da memória histórica e cultural do estado. Entre os participantes da primeira reunião, estiveram presentes: Lília Gondim, Fernando Araújo, Ricardo Coelho, Marcelo Santa Cruz, Tércio Amaral, Marcelo Kasseb, Sidney Rocha, Filipe Moura, Félix Filho e Manoel Moraes.

Memorial da Democracia

 O Memorial da Democracia é um espaço cultural e histórico localizado no casarão do Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, que já foi sede do Movimento de Cultura Popular (MCP). O espaço é dedicado à preservação e difusão da memória política de Pernambuco, retratando lutas, conquistas e marcos da democracia e dos direitos humanos ao longo da história do Estado, além de homenagear os mortos e desaparecidos dos tempos da Ditadura Militar. Sua administração é feita pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O equipamento cultural tem entrada gratuita e está aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 17h.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter