Consórcio se reúne com Geraldo Alckmin e Paulo Câmara
Governadores nordestinos participam da reunião técnica com vice-presidente da República e presidente
Os nove governadores que integram o Consórcio Nordeste participam na quarta-feira (26/07), em Brasília, da primeira reunião técnica com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Na pauta, desenvolvimento econômico, perspectivas e desafios da Região Nordeste. Começa às 9h, no Palácio do Planalto. Ex-presidente do Consórcio, o ex-governador Paulo Câmara participará do encontro na condição de presidente do Banco do Nordeste do Brasil. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB), também marca presença.
Uma das lideranças presentes, a governadora Raquel Lyra (PSDB) defende a busca de oportunidades para o Estado.
"Eu e meu time temos nos dedicado muito à composição de um planejamento de investimentos do Governo Federal em Pernambuco. Essas viagens têm rendido bons frutos. Estou indo mais uma vez a Brasília. Todas as vezes que a gente se reúne a pauta é sobre investimento em infraestrutura e política de habitação. Vamos atrás de novos negócios para Pernambuco e no Nordeste brasileiro", destacou a governadora Raquel Lyra (PSDB), que deve viajar ainda nesta terça-feira (25/07) a Brasília.
Presidentes dos principais bancos públicos estarão nas discussões. Além de Paulo Câmara, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, vão falar sobre as várias formas de financiamento das instituições. Na programação oficial, não consta a participação da presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano.
Depois de um café da manhã e conversa entre os chefes do Executivo, o encontro será aberto pelo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). Ele terá direito a 15 minutos para se pronunciar. Em seguida, será a vez do vice-presidente, que terá o mesmo tempo. De forma presencial ou on-line os outros oito governadores também terão direito a voz: cinco minutos para cada.
Após as explanações haverá rodada de perguntas e respostas. À tarde, o debate é sobre os desafios de cada governante. Vão palestrar a economista Tânia Bacelar, o secretário de Desenvolvimento Industrial , Inovação, Comércio e Serviços do MDIC; e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Também haverá rodada de perguntas abertas às equipes dos Estados.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.