Correios aposta em modernização, marketplace e banco digital para garantir futuro sustentável
Presidente da estatal, Fabiano Silva, detalha plano estratégico para 2025–2029
Para os Correios, 2025 será um ano que deverá guiar novos rumos dentro da empresa. Com um passado marcado pelas especulações de privatização e a dificuldade de captação de recursos, o novo plano estratégico prevê a modernização, diversificação dos serviços e fortalecimento da sustentabilidade financeira.
Em entrevista exclusiva para a Folha de Pernambuco, o presidente dos Correios, Fabiano Silva, destacou os projetos que guiarão uma nova fase dentro da estatal.
“São anos muito desafiadores que nós temos à frente dos Correios”, afirmou o presidente.
Ele lembrou que a gestão anterior preparava a empresa para ser vendida, o que levou ao sucateamento da estrutura e perda de posicionamento de mercado.
“Com a eleição do presidente Lula, o primeiro ato foi de retirar os Correios da lista de privatização. Isso nos deu o desafio de modernizar a empresa e colocá-la numa posição de destaque no mercado nacional”.
Apostas
Entre as principais apostas do novo ciclo está o marketplace dos Correios, uma plataforma de vendas online que deve reposicionar a empresa dentro do ecossistema de e-commerce.
“Hoje a gente entrega muita mercadoria de grandes marketplaces. Agora, os Correios vão ter o seu próprio site, com produtos à venda, e nós mesmos vamos entregar na casa das pessoas”, explicou o presidente.
Segundo ele, essa inovação permitirá que os Correios atuem em toda a cadeia do comércio eletrônico, “não apenas como entregadores, mas também como grandes operadores desse sistema”.
Para dar suporte ao marketplace, está em desenvolvimento também um meio próprio de pagamento, que faz parte da proposta de um banco digital dos Correios. Ainda em fase de modelagem, o serviço não deve funcionar como um banco tradicional, mas como um facilitador de transações dentro da plataforma.
“Tem um edital que está aberto, as entidades estão se cadastrando para que a gente veja o melhor modelo. O nosso objetivo não é abrir agência de banco, mas sim ter um meio de pagamento para facilitar esse comércio eletrônico”, detalhou Fabiano.
Correios Agro
A logística segue como um dos principais ativos da empresa, e seu potencial está sendo direcionado para novos segmentos, como o agronegócio. O projeto Correios Agro, voltado especialmente para a agricultura familiar, visa solucionar gargalos de transporte enfrentados por pequenos produtores.
“Nós estamos nos colocando nesse segmento, em especial para trabalhar com agricultura familiar. Firmamos um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para que os Correios passem a fazer a distribuição dos produtos produzidos por esses agricultores”, afirmou.
A expectativa é que, futuramente, esses insumos também sejam comercializados pelo marketplace dos Correios.
Hub internacional
No cenário internacional, a empresa também se movimenta. Uma visita à China está marcada para abril, onde os Correios devem estruturar parcerias com grandes operadores logísticos para fortalecer o papel da estatal no e-commerce cross-border.
Além disso, está prevista uma reunião com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, em busca de financiamento para modernização tecnológica. “Pretendemos modernizar todo o nosso parque tecnológico e trazer automação para os nossos centros de tratamento”, explicou.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outra prioridade do planejamento estratégico. A estatal quer reduzir seu impacto ambiental, com ações como a eletrificação da frota.
“Chamamos essas ações de 'Correios do Futuro' porque podemos pensar que Correios queremos daqui para frente. A resposta é um Correios sustentável, eficiente e inovador, que entrega cada vez o melhor para a população”, destacou.