Logo Folha de Pernambuco

Dani Portela promove Seminário de Enfrentamento ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial da Câmara

A atividade será realizada no Plenarinho da Câmara do Recife, a partir das 13h30

A mandata da vereadora Dani Portela (PSOL) realiza, em parceria com o Movimento Negro de Pernambuco, na próxima sexta-feira (19), o I Seminário de Enfrentamento ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial. A atividade será realizada no Plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife, a partir das 13h30, com entrada gratuita. Após as mesas de discussão, haverá uma atividade cultural com a participação do Maracatu Nação Tupinambá e o Xirê da Rede de Articulação da Caminhada de Terreiros de Pernambuco.

Com o tema “O enfrentamento ao racismo não pode esperar: uma cidade melhor para o povo negro é uma cidade melhor para todo mundo”, o evento tem como objetivo colocar em discussão temas caros ao movimento negro como o racismo sistêmico, a violência contra a população preta, os desafios da juventude e o respeito à diversidade religiosa. A atividade faz parte da programação do Novembro Negro e é um desdobramento das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo da mandata. O GT tem realizado reuniões periódicas desde o mês de março para o debate de temáticas relativas a população negra.

De acordo com a vereadora Dani Portela, é fundamental que as ações para a promoção da igualdade racial estejam no centro das atividades legislativas. “Este ano tivemos avanços importantes na luta dentro do Legislativo, como a instalação da primeira Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo da Igualdade Racial em todas as capitais do país. Porém é preciso avançar ainda mais na luta antirracista para garantirmos a efetivação de políticas públicas para a população negra, que, sabemos, é a que mais sofre com o desemprego, a falta de acesso à educação e à saúde em nossa cidade”, afirma.  

PROGRAMAÇÃO

14h - Primeira mesa: Nem de bala, nem de fome e nem de Covid, o povo negro quer viver!

Mônica Oliveira (Articulação Negra de Pernambuco)

Yasmin Oliveira (Movimento Negro Evangélico)

João Pedro Simões - Coletivo de Negritude do Mandato do vereador Ivan Moraes

16h - Segunda mesa: Juventudes, religiosidade e educação: Um grito de resistência!

Rosilene Rodrigues (Conselho Municipal de Igualdade Racial)

Rejane Pereira (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco)

Zé Vitor (Quilombo Marielle Franco)

17h30 - Atividade Cultural – Apresentações do Maracatu Nação Tupinambá e do Xirê da Rede de Articulação da Caminhada de Terreiros de Pernambuco

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter