Logo Folha de Pernambuco

Dani Portela propõe resgatar Orçamento Participativo de João Paulo

Tema foi debatido em plenária com Dani Portela e João Paulo

Dani Portela (PSOL), postulante a Prefeitura do Recife e João Paulo (PT), ex-prefeito da capital pernambucana. - Divulgação

Na última plenária programática da pré-campanha, realizada nesta terça-feira (30), a chapa da Federação PSOL/Rede, composta por Dani Portela e Alice Gabino, discutiu a gestão democrática e o Orçamento Participativo. O debate contou com a participação do deputado estadual João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife.

O Orçamento Participativo foi implementado durante os dois mandatos de João Paulo, entre 2001 e 2008. O modelo permitia que a população decidisse a destinação dos recursos municipais por meio de votos em assembleias e plenárias.

Dani Portela, candidata à prefeitura do Recife, enfatizou que o Orçamento Participativo é essencial para uma gestão democrática. “A democracia é algo que temos que construir no chão de cada território. Não podemos falar em democracia plena sem a participação das pessoas. E isso nunca acontecerá enquanto as políticas públicas não chegarem em cada periferia da cidade”, afirmou.

João Paulo considera o modelo uma ferramenta importante para a consciência política popular. “A participação popular é vital para incluir a população mais pobre no orçamento municipal. Não é o prefeito que vai conhecer as maiores necessidades de uma comunidade,  é quem está lá, vivendo na lama, na palafita, precisando dessas políticas públicas”, destacou.

Durante seis meses, a chapa da Federação PSOL/Rede realizou 18 encontros programáticos e visitou as seis RPAs do Recife. Aproximadamente 1.500 pessoas participaram, gerando cerca de 600 propostas e 54 horas de escuta. As principais áreas abordadas foram saúde, habitação, educação, transporte e trabalho. Essas propostas serão usadas para elaborar o programa de governo da chapa.

Veja também

STM frustrou dezenas de pedidos para anular decisões e prender Moraes após derrota de Bolsonaro
BRASIL

STM frustrou dezenas de pedidos para anular decisões e prender Moraes após derrota de Bolsonaro

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter