Logo Folha de Pernambuco

“Danilo é a melhor opção para governar Pernambuco”, diz Silvio Filho

Para Silvio Costa Filho, a política é um instrumento de diálogo.

Presidente do Republicanos em Pernambuco, partido que integra a Frente Popular, o deputado federal Silvio Costa Filho está bastante otimista com as eleições deste ano. À frente do partido que mais cresce proporcionalmente no país e segunda maior bancada do Estado na Câmara Federal, Costa Filho avalia que “Danilo Cabral é a melhor opção para governar Pernambuco”. Em entrevista à Folha de Pernambuco, o deputado falou sobre a posição do partido no Estado na disputa presidencial e possibilidade de aliados deixarem a Frente Popular. À Folha, ele ainda se posicionou sobre a especulação em torno do seu nome para a vice.

A executiva nacional do Republicanos liberou os diretórios estaduais para apoiarem o presidente Lula?      

O presidente Marcos Pereira sabe da nossa relação histórica com a centro-esquerda em Pernambuco e com o presidente Lula. Vamos votar no presidente Lula por gratidão a tudo que ele fez pelo nosso Estado. Digo sempre que não é apenas o Lula do PT. Mas, o Lula do Minha Casa, Minha Vida, Prouni, Pronatec, Bolsa Família. O Lula que pôde ajudar Pernambuco com a vinda da Fiat/Jeep, o estaleiro, a Hemobrás, a Transposição do Rio São Francisco, Transnordestina, a duplicação da BR-101, os três hospitais, as quatro universidades de medicina, além de outros investimentos. É por tudo isso que voto no presidente Lula e o Republicanos está alinhado à Frente Popular de Pernambuco.  

Como o senhor vê partidos aliados deixando o palanque da Frente Popular? O senhor tem trabalhado para fazer com que aliados continuem na base?      

Acho que a política é um instrumento do diálogo e da construção coletiva. Entendo que o governador Paulo Câmara foi correto com os partidos da Frente Popular. Mas, é natural que qualquer diferença ou inquietação possam ser superadas. Não enxergo nenhum fato novo que possa afastá-los da Frente. Tenho muita confiança que ao final poderemos estar todos juntos.    O senhor assumiu a Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor.

Quais são as pautas prioritárias da Comissão?    

Pra mim, no primeiro mandato como deputado federal, assumir uma Comissão tão importante como essa é um privilégio e só aumenta a nossa responsabilidade. Nossa prioridade tem sido agir contra qualquer medida que venha prejudicar os direitos dos consumidores. Nesse sentido, já fizemos audiência pública sobre aumento da conta de luz, dos combustíveis, da inflação e vamos realizar na próxima semana uma sessão na Comissão para discutir o aumento dos planos de saúde e a mudança da cobertura de exemplificativo para taxativo, o que levará muitos consumidores e usuários de plano a perderem algum tipo de atendimento ou exame. Todas as audiências, cobrando do Governo Federal medidas concretas que possam ajudar a população. Não tenho dúvida que a Comissão cumprirá o seu papel institucional.  

Por que o Republicanos não quis ocupar a vaga de vice na chapa de Danilo?      

Para mim, seria um privilégio ser vice-governador de Pernambuco, mas nesse momento o nosso projeto é da reeleição de deputado federal e continuar ajudando Pernambuco no Congresso Nacional. Tenho certeza que Danilo Cabral é a melhor opção para governar Pernambuco. É sério, preparado, foi um grande secretário de Educação, provou que entende muito da gestão pública e, ao lado do presidente Lula, Pernambuco vai viver os bons tempos de parceria dos governos Eduardo Campos e do ex-presidente Lula. Parcerias essas que geraram crescimento e desenvolvimento econômico. Tenho muita confiança que Danilo fará um grande governo.  

Por que o senhor acredita que mais quatro anos de PSB é o melhor caminho para Pernambuco?      

É preciso fazer justiça com o governador Paulo Câmara. Nesses últimos cinco anos, pegou o governo Temer, o governo Bolsonaro, uma pandemia de mais de dois anos. Ou seja, uma grande crise política, econômica e sanitária e o que nós vimos nacionalmente foram alguns estados com dificuldades para pagar as folhas dos seus servidores e com baixa capacidade de investimento.  O governador conseguiu equilibrar as contas e através do Plano Retomada está fazendo proporcionalmente um dos maiores investimentos do Brasil. Investimentos de mais de R$ 4 bilhões.  Muitos perguntavam se a continuidade do PSB na Prefeitura do Recife seria positiva e eu dizia que sim. Tanto é que João Campos ganhou a eleição e vem fazendo um belo governo apesar de todas as dificuldades. Da mesma forma que acreditei em João Campos, acredito que Danilo dará continuidade aos avanços que tivemos em Pernambuco, mas vai ampliar cada vez mais o diálogo com o setor produtivo, o combate à criminalidade, além de dar continuidade a esse grande volume de investimentos que será fundamental para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda para o Estado.    

Você acha que quatro candidaturas da oposição podem ajudar ou atrapalhar o candidato do governo? Por quê?      

A história mostra que as eleições estaduais são nacionalizadas. Em função disso, entendo que a disputa de 2022 será entre Danilo Cabral, o candidato do presidente Lula, e o candidato de Bolsonaro.  

O que o senhor achou da indicação de Teresa Leitão para o Senado? O senhor acha que foi a melhor opção para ocupar a vaga?    

Teresa Leitão é um grande quadro da política pernambucana. Uma mulher séria, professora, tem experiência legislativa e a confiança do presidente Lula. Teresa será uma grande senadora. Ao lado do ex-deputado Silvio Costa, será uma voz forte em defesa da democracia e das políticas de inclusão social. Vou trabalhar dia e noite pela vitória da Frente Popular.  

Veja também

Newsletter