Logo Folha de Pernambuco

“Debate da federação não está totalmente esgotado”, diz Tadeu Alencar

A legenda tem até o final de maio para a decisão

Deputado afirma que apoio a Lula é incontestável - Divulgação

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) afirmou que o PSB ainda não descartou a possibilidade da federação.

“Eu acho que esse debate da federação é um debate que neste momento não conseguimos avançar, mas que ele não está inteiramente esgotado.Têm até o final de maio para que se possa pensar sobre a participação do PSB”, afirmou para a Rádio Folha 96,7 FM, nesta segunda-feira (14).

Na última quarta-feira (09), após mais uma reunião entre o PT, PSB, PCdoB e PV,  o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, anunciou que a sigla não integraria a federação partidária, pois não houve acordo em relação às exigências da legenda. Os socialistas colocam em pauta como essenciais para a sua integração aos outros partidos, a manutenção da composição da assembleia geral por quatro anos; direito a veto para partidos que alcançarem 15% de votos na assembleia geral, estabelecer quatro quintos dos membros como maioria qualificada dentro do órgão e na composição da assembleia geral dos partidos da federação, considerar, além do número de deputados eleitos, o número de prefeitos e vereadores eleitos por partido em 2020. O partido tem até o final de maio para decidir pela participação ou não (o prazo para anúncio das federações é o dia 02 de abril).

 

Acesse o player abaixo para escutar a entrevista completa:

 

O deputado enfatizou ainda, que com a federação ou não, o apoio a Lula é algo incontestável dentro do PSB. “É importante destacar qual é a grande prioridade que todos os grandes democratas do Brasil devem ter nesse ano, que é exatamente formar uma frente ampla, com todos aqueles que têm compreensão democrática, que sabem que o governo Bolsonaro é um governo que falhou em todos os seus deveres, os mais elementares. E por isso, é muito importante que a gente escolha isso como prioridade plena e absoluta e número um, que é enfrentar e derrotar Bolsonaro. O PSB tem dito com clareza que o apoio ao presidente Lula independe de qualquer condicionante de ordem local, de qualquer questão como essa de estar se reunindo em federação”, finalizou.

 
 
 
 
 

Veja também

Newsletter