Logo Folha de Pernambuco

Dias Toffoli determina retorno de Junior Matuto à Prefeitura do Paulista

Prefeito do Paulista, Junior Matuto (PSB) obteve decisão favorável no STJ - Divulgação

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu medida cautelar, nessa quinta-feira (6), determinando o retorno imediato de Junior Matuto (PSB) como prefeito do município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A decisão suspende os efeitos de decisão liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (PSB), que afastou o prefeito no último dia 21 de julho. 

Junior Matuto está chegando de Brasília ainda nesta sexta (7) para acompanhar o desenrolar do processo. A posse está prevista para a próxima segunda-feira (10), às 8h, na Câmara de Vereadores do Paulista, no Centro da cidade. "Foi uma vitória para a cidade. Todos os juristas, advogados e pessoas que entendem do direito viram que me arrancaram da cadeira", disse Matuto, questionando o fato da suposta fraude de licitação ter se dado em uma gestão anterior à sua. "Eu nem era ordenador de despesa nem era gestor", frisou.

Leia também:
Vereadores denunciam que atual gestão da Prefeitura tentou 'sumir' com documentos


"Quero voltar não com mágoa no coração nem rancor. Vou voltar para botar o povo para trabalhar de volta", comemorou Junior, criticando a falta de pagamento da folha dos profissionais de saúde pela gestão que o sucedeu enquanto durou a liminar do TJ, chefiada pelo seu ex-prefeito, Jorge Carreiro (PCdoB).  Segundo Matuto, ter sido afastado em meio a esse processo judicial não machará sua história, e a Justiça esclarecerá os fatos. "Eu devo satisfação é com o povo do Paulista. Quem vai limpar minha imagem é o tempo", pontuou.

O vereador Eudes Farias (PSDC), da base do governo Matuto, falou sobre como a volta do gestor à Prefeitura foi recebida entre seus colegas da Câmara. "A Câmara recebeu a notícia do retorno de Matuto com muita felicidade. Ele tem um trabalho na cidade que, de uma hora para outra, foi interrompido", disse. Junior Matuto tem 12 dos 15 parlamentares do Paulista na sua base de apoio.

A reportagem entrou em contato com a gestão de Jorge Carreiro e ainda aguarda um posicionamento.

liminar stj by Folha de Pernambuco on Scribd

Veja também

Newsletter