Defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas, recebe Medalha de Mérito José Mariano
Requerimento para concessão da comenda foi de autoria do vereador Zé Neto (PSB)
Leia Também
• Isaltino Nascimento recebe medalha José Mariano na Câmara do Recife
• Em sessão solene, Hélio Guabiraba entrega Medalha de Mérito José Mariano ao deputado Felipe Carreras
O defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Costa da Veiga Seixas, recebeu, na noite desta segunda-feira (20), na Câmara Municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da casa legislativa. O requerimento de concessão da honraria foi do vereador Zé Neto (PSB). O diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, foi um dos que integraram a mesa de honra da reunião solene.
Além da entrega da comenda, a Câmara fez uma homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público, comemorado no domingo (19), profissional que tem entre suas funções proteger e promover os direitos humanos, garantir o acesso à Justiça e defender os direitos dos mais vulneráveis.
Em seu discurso, depois de receber a comenda, Henrique Seixas disse que a partir daquele momento, depois de ser homenageado com a honraria, passava a carregar maior responsabilidade pelo voto de confiança a ele conferido. Para o defensor, receber a Medalha não só honra e engrandece a Defensoria Pública, mas traz ainda mais responsabilidade a cada defensor público de manter a chama acesa dos sentimentos e dos ideais de justiça.
“Essa distinção é da Defensoria Pública, a quem tenho a honra de servir e de cada defensora e defensor que comigo lutam diariamente pelo fortalecimento e enobrecimento dessa nossa instituição. Que a história e o legado de José Mariano possam nos inspirar em nossa missão diária”, ressaltou.
Antes, Seixas detalhou números e ações da instituição. "Ainda somos uma instituição jovem, temos muito o que avançar. “Possuímos 314 delegados e defensores públicos, com atuação em 91 comarcas do Estado, de um total de 130. Com muito trabalho e parceria alcançamos resultados que fortalecem a Defensoria Pública de Pernambuco. Para este ano, buscaremos por meio de contratação de operação de crédito junto aos bancos de fomento recursos para fortalecimento e ampliação de serviços”, acrescentou.
O vereador Zé Neto disse que na pessoa de Henrique Seixas, a quem estava entregando a honraria, parabenizava todas e todos os defensores públicos, bem como quem direta ou indiretamente contribui para a realização dessa missão. “Hoje, me sinto muito honrado em homenagear meu amigo Henrique Seixas, que tem uma longa trajetória e dedicação ao ramo jurídico, tanto no Recife como em todo o Estado de Pernambuco”, disse o vereador.
Zé Neto afirmou, ainda, que a data de ontem era mais marcante porque tinha a satisfação de cumprimentar Seixas também pela sua recondução ao cargo de defensor público-geral por mais dois anos. “Um reconhecimento pelo trabalho institucional que a Defensoria oferece pelo empenho e total dedicação de Henrique Seixas à causa que ele abraçou quando decidiu ser defensor público”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), que também presidiu a mesa de honra, ao finalizar a reunião, frisou o valor da Defensoria Pública para a sociedade. “Vale destacar as ações sociais como os mutirões de cidadania que fazem cada vez mais se aproximar do povo recifense. Vemos aqui várias comunidades representadas nas galerias da Casa e isso é muito bom porque as pessoas se sentem acolhidas pela Defensoria Pública. A partir de agora, Henrique Seixas carrega no peito a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda que um recifense pode ter. Parabéns”, afirmou.
Além de Romerinho Jatobá, Paulo Pugliesi, Zé Neto e Henrique Seixas, a mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal; o desembargador Valdemir Tavares Albuquerque Filho, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; o procurador da Procuradoria de Apoio Legislativo do Estado de Pernambuco, Carlos Alberto Carvalho, representando a governadora Raquel Lyra; o corregedor-geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Manoel Jerônimo; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), Gustavo Massa.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.