Logo Folha de Pernambuco

Defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas, recebe Medalha de Mérito José Mariano

Requerimento para concessão da comenda foi de autoria do vereador Zé Neto (PSB)

Romerinho, Seixas e Neto seguram o diploma recebido pelo defensor público-geral de Pernambuco - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Isaltino Nascimento recebe medalha José Mariano na Câmara do Recife

• Em sessão solene, Hélio Guabiraba entrega Medalha de Mérito José Mariano ao deputado Felipe Carreras

O defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Costa da Veiga Seixas, recebeu, na noite desta segunda-feira (20), na Câmara Municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da casa legislativa. O requerimento de concessão da honraria foi do vereador Zé Neto (PSB). O diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, foi um dos que integraram a mesa de honra da reunião solene.

Além da entrega da comenda, a Câmara fez uma homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público, comemorado no domingo (19), profissional que tem entre suas funções proteger e promover os direitos humanos, garantir o acesso à Justiça e defender os direitos dos mais vulneráveis.

Em seu discurso, depois de receber a comenda, Henrique Seixas disse que a partir daquele momento, depois de ser homenageado com a honraria, passava a carregar maior responsabilidade pelo voto de confiança a ele conferido. Para o defensor, receber a Medalha não só honra e engrandece a Defensoria Pública, mas traz ainda mais responsabilidade a cada defensor público de manter a chama acesa dos sentimentos e dos ideais de justiça.

“Essa distinção é da Defensoria Pública, a quem tenho a honra de servir e de cada defensora e defensor que comigo lutam diariamente pelo fortalecimento e enobrecimento dessa nossa instituição. Que a história e o legado de José Mariano possam nos inspirar em nossa missão diária”, ressaltou.

Antes, Seixas detalhou números e ações da instituição. "Ainda somos uma instituição jovem, temos muito o que avançar. “Possuímos 314 delegados e defensores públicos, com atuação em 91 comarcas do Estado, de um total de 130. Com muito trabalho e parceria alcançamos resultados que fortalecem a Defensoria Pública de Pernambuco. Para este ano, buscaremos por meio de contratação de operação de crédito junto aos bancos de fomento recursos para fortalecimento e ampliação de serviços”, acrescentou.

O vereador Zé Neto disse que na pessoa de Henrique Seixas, a quem estava entregando a honraria, parabenizava todas e todos os defensores públicos, bem como quem direta ou indiretamente contribui para a realização dessa missão. “Hoje, me sinto muito honrado em homenagear meu amigo Henrique Seixas, que tem uma longa trajetória e dedicação ao ramo jurídico, tanto no Recife como em todo o Estado de Pernambuco”, disse o vereador.

Zé Neto afirmou, ainda, que a data de ontem era mais marcante porque tinha a satisfação de cumprimentar Seixas também pela sua recondução ao cargo de defensor público-geral por mais dois anos. “Um reconhecimento pelo trabalho institucional que a Defensoria oferece pelo empenho e total dedicação de Henrique Seixas à causa que ele abraçou quando decidiu ser defensor público”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), que também presidiu a mesa de honra, ao finalizar a reunião, frisou o valor da Defensoria Pública para a sociedade. “Vale destacar as ações sociais como os mutirões de cidadania que fazem cada vez mais se aproximar do povo recifense. Vemos aqui várias comunidades representadas nas galerias da Casa e isso é muito bom porque as pessoas se sentem acolhidas pela Defensoria Pública. A partir de agora, Henrique Seixas carrega no peito a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda que um recifense pode ter. Parabéns”, afirmou. 

Além de Romerinho Jatobá, Paulo Pugliesi, Zé Neto e Henrique Seixas, a mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal; o desembargador Valdemir Tavares Albuquerque Filho, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; o procurador da Procuradoria de Apoio Legislativo do Estado de Pernambuco, Carlos Alberto Carvalho, representando a governadora Raquel Lyra; o corregedor-geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Manoel Jerônimo; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE), Gustavo Massa.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

 

Veja também

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro
ATENTADO

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro

Newsletter