Defesa de Fernando de Noronha une opositores
Pré-candidatos defenderam a manutenção da ilha sob a administração de Pernambuco
Políticos pernambucanos repercutiram a ação do Governo Federal para retomar a titularidade do arquipélago de Fernando de Noronha. O pré-candidato a governador pela Frente Popular, deputado federal Danilo Cabral (PSB), se pronunciou no seu perfil do Twitter, afirmando que se “não bastasse não trazer nada de bom para Pernambuco, agora o presidente quer tomar a ilha de Fernando de Noronha”.
Não bastasse nao trazer nada de bom pra PE ,agora o Presidente quer tomar da gente a ilha de Fernando de Noronha.
— Danilo Cabral (@danilocabral__) March 25, 2022
É Por isso que nosso povo tem tanta saudade dos tempos de Lula e Eduardo trabalhando juntos pelo nosso Estado.
Vamos fazer esse reencontro de PE com o Brasil.#Simbora https://t.co/nV0rtUi9Uu
O também pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, João Arnaldo, afirmou que “Bolsonaro quer roubar Fernando de Noronha do povo pernambucano”. “Só que nós não vamos permitir mais esse absurdo desse desgoverno. Noronha é da gente!”, declarou o psolista.
Recém-filiada ao Solidariedade, a deputada federal, Marília Arraes, criticou o movimento do governo Bolsonaro. “O que está por trás dessa tentativa de Bolsonaro de retirar de Pernambuco a titularidade da ilha de Fernando de Noronha? Temos que manter a ilha longe das garras de quem quer a destruição de nossas riquezas naturais. É urgente!”, escreveu a deputada.
Leia Também
• Governo Federal quer tirar Fernando de Noronha de Pernambuco
• Paulo reage à ação de Bolsonaro contra Noronha
• Presidente nacional do Psol desconsidera chance de apoiar Marília
Luta pelo território
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, também se posicionou contra o pedido que o presidente Bolsonaro fez ao STF de federalizar o arquipélago. “Isso é uma excrescência. Os pernambucanos não vão permitir. Não será a primeira vez, nos nossos quase 500 anos de história, que defenderemos nossas ideias e território”, afirmou Araújo por meio do Twitter.
Já o ex-ministro Mendonça Filho afirmou que Noronha é direito garantido pela Constituição de 1988, por emenda do ex-deputado Osvaldo Coelho, e se posicionou a favor da manutenção de Noronha como território pernambucano. A deputada estadual, Priscila Krause (sem partido), divulgou um vídeo afirmando que não é tirando o território de Pernambuco que vai resolver os problemas que existem na administração da ilha. “Sou contra a ação movida pela AGU para tirar de Pernambuco a ilha de Fernando de Noronha”, afirmou a parlamentar.