Logo Folha de Pernambuco

Demonstração de força dos deputados estaduais leva governo a fazer gestos

Reunião de lideranças políticas em Canhotinho foi coroamento de uma semana onde a Casa se impôs

29 dos 49 legisladores do Estado participaram de agendas na cidade do Agreste, reduto de Álvaro Porto - Foto| divulgação

Em demonstração de força política, 29 dos 49 deputados estaduais participaram, ontem, de uma visita ao município de Canhotinho, reduto eleitoral do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB). Eles aproveitaram uma visita técnica à fábrica da Masterboi para estender o encontro e se reunir, em almoço, na casa de Álvaro Porto, onde o cardápio político prevaleceu. O evento suprapartidário - com presença da oposição, independentes e de governistas - foi o coroamento de uma semana onde a Casa se impôs em relação ao Governo Raquel Lyra (PSDB). Agora, a expectativa é de que a relação com o Executivo seja distensionada. 

A redução da pressão nos próximos dias é admitida nos bastidores até por deputados da oposição. Pelos últimos movimentos de Raquel, eles acreditam que a governadora não deve repetir, no Estado, a relação de atrito que construiu com a Câmara de Caruaru enquanto prefeita da cidade. Um desses movimentos foi publicado na edição do Diário Oficial de ontem. 

Raquel determinou a cessão dos funcionários do Estado lotados na Alepe. No início do ano, eles foram convocados pela gestão estadual para retornar aos seus órgãos de origem, sem qualquer tipo de diálogo, e o Legislativo cobrou a volta deles. 

Nos bastidores, também há uma avaliação de que o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, que estava sendo criticado, vai recuar na postura que adotou com os deputados, que se queixavam de não serem recebidos e de não serem convidados para agendas administrativas importantes no interior.

No encontro, gerou-se uma expectativa de que a deputada Débora Almeida (PSDB), candidata preferida de Raquel, vai retirar, em breve, a pretensão de concorrer à vaga da conselheira Teresa Duere no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Teresa vai se aposentar em julho deste ano e as lideranças políticas estaduais querem indicar um novo nome ligado à Casa para o cargo.

União de todas as matizes políticas

A agenda organizada pelo presidente da Alepe no interior sinalizou, mais uma vez, a importância da integração, de celebrar acordos e realizar gestos de apoio. Lideranças de vários partidos estiveram presentes no encontro, incluindo nomes como a líder da oposição, Dani Portela (PSOL) e o vice-líder do Governo, Joãozinho Tenório (Patriota). A gestão de Álvaro Porto vem recebendo elogios dos deputados, sejam eles do governo ou da oposição.

Estiveram presentes em Canhotinho, o 1° secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade), Sileno Guedes (PSB), Antonio Coelho (União), Lula Cabral (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota), Jarbas Filho (PSB), Eriberto Filho (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Jeferson Timóteo (PP), Nino de Enoque (PL), José Patriota (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Renato Antunes (PL), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Claudiano Filho (PP), Fabrizio Ferraz (Solidariedade), José Patriota (PSB), Abimael Santos (PL) e France Hacker (PSB), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB), Dani Portela (PSOL), Gleide  Angelo (PSB), Rosa Amorim (PT) e João Paulo Costa (PCdoB), Luciano Duque (SD).

Veja também

Newsletter