Logo Folha de Pernambuco

Deputada Michele Collins propõe lei para garantir “intervalo Bíblico” em escolas de todo o país

Projeto de lei busca assegurar liberdade religiosa com ritos voluntários nas escolas brasileiras

Deputada federal Michele Collins (PP-PE)

Após uma denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre possíveis restrições aos “intervalos Bíblicos” em escolas estaduais, a deputada federal Missionária Michele Collins (PP-PE) apresentou o Projeto de Lei 4134/2024. A proposta visa garantir a realização de ritos religiosos voluntários em instituições de ensino públicas e privadas em todo o Brasil.

Michele Collins afirma que a medida reforça a liberdade religiosa. “O Estado Laico garante a liberdade religiosa, por meio da expressão da fé e, consequentemente, a harmonia entre Estado e religião. Então qualquer impedimento vai de encontro a isso”, declarou.

A deputada ressaltou ainda a importância de uma regulamentação específica. “A nossa Constituição já nos garante a liberdade religiosa, então esse PL vem reforçar isso e garantir que ninguém interfira na relação de fé das pessoas”, destacou.

Segundo o texto do projeto, o descumprimento da norma poderá resultar em multa de R$ 1.000 a R$ 3.000. O gestor da instituição que violar a lei também poderá enfrentar um processo administrativo.

Veja também

O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
TAXA SELIC

O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro

CNDI aprova moção crítica sobre decisão do BC de aumentar Selic
Taxa de juros

CNDI aprova moção crítica sobre decisão do BC de aumentar Selic

Newsletter