Logo Folha de Pernambuco

Deputado Coronel Alberto Feitosa critica a volta do DPVAT   

Parlamentar estadual pretende articular manifestação jurídica do PL ao STF contra a volta do seguro

Deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) - Foto: Divulgação

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) fez críticas ao retorno do seguro por Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres - DPVAT. Ele afirmou que o SPVAT - novo nome do seguro - é insuficiente e abre margem para a corrupção, e, ainda, anunciou que irá mobilizar o partido para entrar com ação contra a volta do imposto no Supremo Tribunal Federal (STF). 

O parlamentar citou uma fala da superintendente de seguros provados do Brasil, Solange Paiva: “ela diz que o DPVAT é um mecanismo insuficiente e que abre margem à  corrupção. Pronto! Tinha que ser sancionado pelo presidente Lula.”, disse Feitosa.

O deputado anunciou que vai fazer uma manifestação jurídica junto ao STF. “Já pedi ao meu gabinete para ver de que forma, por meio do Partido Liberal,  a gente pode reagir contra  mais essa nova carga no bolso dos brasileiros”, disse o deputado. 

 

 O novo DPVAT, agora denominado SPVAT, foi sancionado pelo Governo Lula na última sexta-feira e passará a ser cobrado com o IPVA de 2025. O imposto foi retirado pelo presidente Bolsonaro desde 2020. Na época, o governo alegou que a extinção do seguro não desampara o cidadão no caso de acidentes porque há o atendimento  universal e gratuito no SUS. 

A derrubada do imposto foi justificada também pela existência do do auxílio doença, que cobre assegurados do INSS, da aposentadoria por invalidez, auxílio acidente e de pensão por morte. Além disso, para aqueles que não são segurados do INSS, o governo federal também já oferece o Benefício de Prestação Continuada – BPC, que garante o pagamento de 1 salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover sua subsistência ou de tê-la provida por sua família.

“A extinção do DPVAT reduziu o imposto sobre a cesta básica na época e sem falar que se você fizer uma pesquisa vai encontrar uma série de denúncias de fraudes e corrupção envolvendo o imposto. É um absurdo a volta desse imposto”, protestou o parlamentar.

Veja também

Para presidente do BoE, investimento empresarial no Reino Unido está fraco pelos padrões do G7
REINO UNIDO

Para presidente do BoE, investimento empresarial no Reino Unido está fraco pelos padrões do G7

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo ''tem simpatia'' pela proposta
PEC

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo ''tem simpatia'' pela proposta

Newsletter