Deputado pernambucano presta ENEM para “vivenciar desafios do Novo Ensino Médio”
Renato Antunes afirma que busca entender obstáculos dos alunos e subsidiar debates na educação
O deputado estadual Renato Antunes (PL-PE) anunciou que participará do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorre nos próximos dois domingos. Membro permanente da Comissão de Educação e Cultura e idealizador da “Caravana Por Mais Educação” — iniciativa que fiscaliza escolas em Pernambuco — Antunes decidiu fazer o exame para aprofundar sua compreensão das dificuldades enfrentadas pelos estudantes, em especial no contexto do Novo Ensino Médio.
"Quero sentir de perto o que nossos alunos enfrentam ao se submeterem a uma prova como o ENEM. É um exame que abre portas para o ensino superior e é uma etapa crucial na formação desses jovens. Minha participação busca trazer uma perspectiva mais próxima dos desafios que enfrentam", afirmou o parlamentar. Ele destacou que os aprendizados dessa experiência poderão subsidiar suas propostas e debates legislativos, com foco no ensino médio.
Leia Também
• Alepe aprova projeto que proíbe surfe em ônibus, visando aumentar a segurança no transporte público
• Comissão de Saúde da Alepe aprova fornecimento de medicamentos à base de cannabis
• PSB define apoio à reeleição de Álvaro Porto na Alepe
Antunes ressaltou que vivenciar o ENEM reforça seu compromisso em discutir as nuances do Novo Ensino Médio, uma pauta que vem gerando debates intensos no Brasil. Ele explicou que seu objetivo é identificar as demandas dos alunos diante das mudanças no currículo, que agora inclui uma formação técnica e profissionalizante.
“Estamos diante de um momento desafiador para a educação pública, e muitos jovens estão em fase de adaptação. Fazer essa prova é uma forma de entender, de fato, os impactos do Novo Ensino Médio e de outras políticas na vida dos nossos alunos, especialmente os que estudam em escolas públicas", acrescentou.
O deputado também defendeu que o ENEM serve como um termômetro para a qualidade do ensino médio no país, e destacou a importância de sua experiência para futuras ações.
"Esse processo só reforça minha luta para que o governo e a sociedade priorizem a educação pública. Mais do que nunca, precisamos de uma rede de ensino que ofereça oportunidades iguais a todos os jovens, seja no Litoral ou no Sertão", concluiu.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.