Deputado petista marca presença em plenária de Dani Portela, candidata à Prefeitura do Recife
Ex-prefeito da capital, João Paulo falou sobre orçamento participativo, pauta incluída na sua gestão
O deputado estadual João Paulo Lima e Silva (PT) participou na noite desta terça-feira (30) da última plenária realizada pela candidata da Federação PSOL-Rede à Prefeitura do Recife, Dani Portela. Em pauta, gestão democrática e orçamento participativo, proposta implementada por João Paulo durante sua gestão como prefeito da capital pernambucana (2001 a 2009).
"Eu vivi com a cidade as experiências talvez mais significativas de participação popular, Dani é uma companheira, está no nosso campo de esquerda O partido dela está representando o maior combate ao bolsanismo e à extrema-direita. Ela me chamou para refletir aqui a experiência que eu tive como prefeito, de forma que estarei sempre aberto para as forças políticas democráticas", justificou o deputado.
O PT, embora não tenha conseguido a vice que pleiteava na chapa do prefeito João Campos (PSB), apoia a reeleição do gestor. "Apesar de muitos companheiros questionarem o processo e a forma, essa é uma decisão partidária. A minha vinda aqui não significa apoio eleitoral à candidatura de Dani, significa reforçar uma visão e um conceito da importância da participação popular", argumenta o deputado, que usou as redes sociais para ironizar o fato de a vaga de vice ter ficado com o PCdoB.
Leia Também
• Dani garante que Recife não tem perfil conservador e diz que ex-ministro de Bolsonaro é retrocesso
• Dani Portela começa a fazer reuniões pelo Recife para construir programa de governo
• No Recife, Dani Portela é a primeira a homologar candidatura a prefeita
As plenárias, que tiveram início no dia 21 de maio, fazem parte da estratégia da candidata para ouvir a população e elaborar seu plano de governo. Houve 18 encontros em todas as seis regiões político-administrativas (RPAs). Pelo menos 1.500 pessoas participaram e cerca de 600 propostas foram apresentadas, nas 54 horas de escuta. A maioria envolve saúde, habitação, educação, transporte e trabalho.
"A democracia é algo que a gente deve construir no chão de cada território. Não podemos falar em democracia plena sem a participação das pessoas. A democracia nunca será completa quando as políticas públicas não chegam em cada periferia dessa cidade, em cada morro. A democracia não é completa quando o povo não se vê nesse lugar", reforçou Dani Portela.
A candidata agradeceu a presença do deputado, depois de referir-se a ele como "o melhor prefeito que o Recife já teve".E registrou ter como desafio construir uma cidade com a "cara do nosso povo".
João Paulo não acredita que sua aproximação com Dani Portela atraia a militância insatisfeita. Mas ressalta que não existe uma ditadura dentro do partido. "Nós fizemos um apelo muito grande em 2022 para que a militância votasse em Danilo Cabral (PSB) para o Governo do Estado. E tivemos dificuldades. Mas isso não significa dizer que temos hoje o mesmo quadro da eleição passada", avalia o deputado.