Logo Folha de Pernambuco

Deputados mostram união, negociam e ensinam o Governo a fazer acordo

Assembleia Legislativa de Pernambuco - Roberto Soares/Alepe/Divulgação

Uma rebelião por dia. É o que prometem os deputados estaduais até conquistarem o respeito da governadora Raquel Lyra (PSDB) e consolidarem a autonomia garantida pela Constituição. Na terça-feira (25), em um dos "motins", pelo menos 25 dos 49 se reuniram com o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB). Situação, oposição ou independentes, a reclamação tem sido uníssona. Tem gente há mais de 30 dias esperando retorno de uma possível audiência com secretários. Outros não são atendidos ou ficam sem qualquer resposta. Quando recebidos, as demandas seguem travadas. Sustentam que o quadro é tecnicamente bom, mas não tem poder de decisão. Registram que a "canetada", afastando todos os comissionados de uma só vez, em decreto publicado nos primeiros dias da gestão, ainda faz efeito. Pessoas que trabalhavam na Alepe há anos não foram devolvidas, diferentemente do que aconteceu em instituições como TJPE, TCE, MPPE. Protestam por não participarem de eventos que contemplam suas bases. Aconteceu na semana passada, quando a governadora reuniu prefeitos no Sertão. Aconteceu na terça-feira (25), na entrega da nova UTI do Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Três deputados do município. Apenas Henrique Queiroz Filho (PP) apareceu. Aos poucos a renca de insatisfeitos vai mandando seus recados. O mais recente ainda tramita. O Governo pensava ser mais fácil aprovar, em caráter de urgência, a autorização para pedido de empréstimo a instituições financeiras, no valor de R$ 3,4 bilhões. Ninguém se recusa. Mas também não facilita. É pedido de explicação aqui. Cumprimento de Regimento Interno acolá. Negociaram dois dias a menos para apresentação de emendas que, oficialmente, poderiam ser entregues até o dia 4. Fecharam até a próxima terça, dia 2, quando o projeto deve ser votado na Comissão de Justiça. Os deputados têm ensinado a fazer acordo e mostrado que estão unidos. Esperam ser ouvidos. De verdade.

 

Discurso de empatia
Aos 65 anos, o deputado Francismar Pontes (PSB) também vai disputar a vaga de conselheiro do TCE. “Estou no limite da idade e resolvi me candidatar. A Casa vai apreciar, e ela é soberana”, afirmou. Ele é o mesmo que na eleição para a Mesa Diretora desbancou Doriel Barros (PT) no bate-chapa. Ao pedir votos, dirigiu-se aos pares citando especificidades de cada um. Estourou o tempo, mas levou a 2ª vice-presidência. A Constituição Federal permite a disputa até os 70 anos.

 

BOM HUMOR O deputado Antônio Moraes (PP) estava inspirado ontem na reunião da CCLJ. Chamou Antônio Coelho (UB) de "Príncipe das Carrancas"  e José Patriota (PSB) de "Rei do Pajeú". Débora Almeida (PSDB) entrou em cima da hora e ele disparou: "É chegando e trabalhando".

NORDESTE I A Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste será instalada hoje no Congresso. O vice-presidente da Frente, deputado Pedro Campos (PSB), aponta três pilares: infraestrutura; incentivo ao desenvolvimento regional e fortalecimento de programas sociais.

NORDESTE II Deputado federal mais votado no Nordeste, André Ferreira (PL) protocolou o pedido para a criação da Frente. A ideia é destravar projetos estruturadores para a região, como a Transposição do Rio São Francisco.

Veja também

Newsletter