Dezesseis vereadores serão substituídos na Câmara do Recife

Câmara de Vereadores do Recife - Folha de Pernambuco
A mudança das cadeiras da Câmara Municipal do Recife será de dezesseis em relação aos vereadores que estão no cargo atualmente. A saída de alguns legisladores como a de Vicente André Gomes (PSB), que preside hoje a Casa José Mariano, de Henrique Leite (PDT) e Jurandir Liberal (PT) foram algumas das que chamaram mais atenção no cenário político recifense. Outros optaram por não concorrerem novamente ao cargo.

Confira o perfil dos vereadores que irão deixar a Câmara na próxima legislatura:

Alfredo Santana (PRB)


Natural da Bahia em 04 de março de 1963, Alfredo José de Santana Filho viveu a maior parte da sua vida na cidade de Valença, no recôncavo baiano. Ligado a Igreja Universal, ele está na sua segunda legislatura. Na eleição deste ano ele não foi candidato.

Erivaldo da Silva (PTC)

José Erivaldo da Silva, conhecido como Eri, nasceu no Recife em 12 de maio de 1966. Eri foi eleito para o primeiro mandato de vereador do Recife (15ª Legislatura de 2009 a 2012), com 3.421 votos, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Foi eleito para o segundo mandato com 4.902 votos, pelo mesmo partido. Este ano não foi candidato.

Edmar de Oliveira (SD)

Natural do Recife, o vereador Edmar de Oliveira e Silva formou-se em Direito em 1987, sendo um dos filhos do comendador Edson de Oliveira, vereador do Recife por mais de 30 anos. Em 1982, com 23 anos, tornou-se o vereador mais jovem de Jaboatão dos Guararapes. O seu primeiro mandato vigorou até 1988. Voltou novamente ao cargo somente no ano 2000, e permaneceu até o final de 2008, quando então resolveu disputar a eleição no Recife e acabou conquistando uma vaga na Câmara da capital. Foi eleito com 5.821 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), sendo o mais votado do seu partido, que elegeu a segunda maior bancada da Câmara com quatro representantes. Neste ano tentou disputar o cargo de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, mas teve sua postulação impugnada.

Eduardo Chera (PDT)

Eduardo Pereira da Silva, mais conhecido como Eduardo Cherra. Ligado ao segmento evangélico, o legislador só conseguiu ingressar na Casa José Mariano em sua terceira tentativa, no ano de 2012. Nas eleições deste ano ficou apenas a uma posição de ser reeleito.

Estefano Menudo (PSB)

Recifense nascido no bairro do Bongi em 20 de novembro de 1962, Estéfano Barbosa, conhecido como Menudo, comissário de polícia civil, é formado em licenciatura plena em História, atualmente cursa Direito. Iniciou sua militância política em movimentos estudantis, em seguida, se elegeu Presidente da Associação de Moradores do bairro do Bongi, onde passou a conhecer melhor as dificuldades e necessidades desta comunidade. Ele está na segunda legislatura na Casa. Neste ano não concorreu ao cargo e lançou a sua filha Natalia de Menudo ao pleito. Ela conseguiu ocupar uma das 39 cadeiras da Casa José Mariano.

Eurico Freire (Rede)


Recifense, nascido em 23 de setembro de 1967,teve sua primeira atuação política no Sindicato dos Bancários. Também participou do movimento religioso na Igreja Católica, através da ordem dos Oblatos de Maria Imaculada (OMI), que atuava na periferia da cidade do Recife. Ele está no seu primeiro mandato na Casa José Mariano. Nas eleições deste ano não conseguiu se reeleger.

Henrique Leite (PDT)


Vereador em seu terceiro mandato, Henrique Leite era um dos quadros do PT na Câmara Municipal até este ano, quando decidiu se filiar ao PDT. Conquistou apenas 5.281 votos, não conseguindo assim ser reeleito.

Isabella de Roldão (PDT)


Advogada, casada com Fábio Fiorenzano, mãe de Cléo e Luca. Foi eleita pela primeira vez em 2012 com 8.480. Em 2014 rompeu com o prefeito Geraldo Julio (PSB), mas seu partido continuou na base da Frente Popular. Esse ano não conseguiu ser reeleita.

Jurandir Liberal (PT)


Cumprindo seu quarto mandato na Casa, Jurandir Liberal (PT) já foi líder do governo e líder da bancada do PT (na época do então prefeito João Paulo) e ocupava a presidência da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, além de integrar a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Engenheiro civil, Jurandir iniciou sua militância política em 1974, no Diretório Acadêmico de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEP/PE), tendo presidido a entidade por dois mandatos, entre 1989 e 1993. Na sua vida sindical, participou da retomada do Clube de Engenharia de Pernambuco e do Sindicato dos Engenheiros, foi presidente da Associação dos Servidores da SUDENE (ASS) e diretor da CUT/PE. Ele chegou à Casa de José Mariano em 2001. Na eleição deste ano não conseguiu ser eleito para a quinta legislatura.

Luiz Eustáquio (PSB)

Nasceu em 25 de dezembro de 1961, no bairro de Campo Grande, cidade do Recife. O vereador estudou em escolas públicas e, aos 23 anos, foi aprovado no concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 1998, formou-se no curso de bacharel em Teologia no Seminário Teológico da Assembleia de Deus (ESTEADEB). Em 2004, foi eleito para o primeiro mandato na Câmara Municipal do Recife com 6.601 votos. Nas eleições de 2008, recebeu 8.138 votos. Em 2012, conquistou 9.928. Antigo militante petista e atualmente no PSB, o legislador não conseguiu sucesso neste pleito.

Osmar Ricardo (PT)

Recifense, o vereador Osmar Ricardo iniciou sua militância política, atuando junto ao movimento popular no Bairro de Santo Amaro. Também participou da Primeira Comissão Provisória para a fundação do Partido dos Trabalhadores no Recife, do qual foi dirigente desde o início.Em 2000, candidatou-se a vereador do Recife pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2002, assumiu como suplente. Dois anos depois, concorreu à reeleição e venceu o pleito com votos oriundos de diversos bairros e categorias da cidade que se identificaram com sua atuação. Em 2008 e 2012 foi novamente reeleito. Neste ano preferiu não disputar a eleição e apoiou a candidatura do seu irmão, Oscar Barreto (PT), ao cargo. Porém, o petista não conseguiu ser eleito.

Marcos Menezes (PDT)

Bacharel em Direito, ex-agente da Polícia Federal e delegado da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, o vereador Marcos Menezes militou pelo PMDB durante 15 anos. Em 1996, assumiu o primeiro mandato na Câmara Municipal com 4.732 votos. Na eleição seguinte, no ano de 2000, foi eleito com 9.379 votos. Na campanha de 2008, já filiado ao Democratas, foi eleito para o quarto mandato consecutivo por 9.322 eleitores. Atuou no programa Pacto Pela Vida, durante o governo de Eduardo Campos. Depois de cinco mandatos consecutivos acabou não tendo sucesso no pleito deste ano.

Rodrigo Vidal (PSB)


Formado em Direito e Psicologia, com pós-graduação em Administração de Empresas. Também é funcionário concursado do Banco Central. Atuante na causa animal disputou e foi eleito vereador do Recife, em 2012. Assumiu a Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA) em 2013. Neste ano obteve apenas 3.290 votos não conseguindo ser reeleito.

Vera Lopes (PPS)


Natural do Recife, Vera Lopes formou-se em medicina na pela UFPE em 1975 e fez residência médica no Hospital da Restauração. Cursou a pós graduação no colégio Emilio Ribas, em são Paulo - 1977. Exerceu seu primeiro mandato na Câmara do Recife em 2008. Na atual legislatura assumiu a vaga de Raul Jungmann (PPS) em 2015, porém não conseguiu ser eleita no pleito deste ano.

Vicente André Gomes (PSB)


Eleito presidente da Câmara Municipal do Recife para o biênio 2013-2014, Vicente André Gomes (PSB) está em seu sexto mandato como vereador do Recife. Nascido em 18 de janeiro de 1952, é médico cardiologista e filho do ex-deputado estadual e ex-vereador Moacyr André Gomes. Em 1989 foi vereador “Constituinte” e participou da revisão da Lei Orgânica do Recife, onde seria relator de sua nova revisão duas décadas depois. Em 1994, foi eleito deputado federal. Em 2000, foi candidato a prefeito do Recife. Este ano não conseguiu ser reeleito ao cargo.

Wilton Brito (PP)


Natural da cidade da Pedra, município localizado no Agreste pernambucano, Wilton Brito é formado em Engenharia Mecânica, na UPE. De tradicional família política, passou grande parte de sua vida no município de Arcoverde. Está no seu primeiro mandato na Câmara dos Vereadores, mas não conseguiu se reeleger.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter