Diplomação dos eleitos no Estado: entenda como funciona e quando será
Ato chancela se o candidato eleito está apto a tomar posse
Após os dois turnos das Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral de Pernambuco se prepara para a diplomação dos eleitos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. A cerimônia ocorrerá entre os dias 26 de novembro e 19 de dezembro em todo o Estado.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral chancela que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco organizará um evento conjunto para os eleitos de quatro dos principais municípios da Região Metropolitana: Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia acontecerá no dia 16 de dezembro, a partir das 16h, no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda. Mais de 100 diplomados participarão da ocasião, onde receberão seus diplomas assinados pelos juízes eleitorais.
Leia Também
• TSE disponibiliza resultado das eleições por local de votação e por seção eleitoral
• TSE beneficiou Lula com veto a Marçal em 2022; confira a coluna desta quinta (3)
• Eleições 2024: Cinco candidatos a vereador faleceram em Pernambuco, informa TSE
O evento será aberto ao público e contará com capacidade para 600 pessoas no Teatro Guararapes, além de um telão externo para que todos possam acompanhar a cerimônia. As demais vagas do espaço serão ocupadas pelos diplomados, seus convidados e autoridades.
Nos outros municípios do Estado, as cerimônias de diplomação serão organizadas pelas respectivas Zonas Eleitorais. As datas, horários e locais para essas cerimônias já estão disponíveis.
Confira as datas e locais da diplomação em todos os municípios do Estado.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.