Diretor-geral do TRE-PE garante que tribunal pode abrir processo contra quem divulgar fake news

Orson Lemos esteve nesta segunda-feira (26) no programa Folha Política, ancorado por Jota Batista

Foto: Reprodução

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, afirmou que o tribunal pode abrir um processo criminal contra quem divulgar fake news no dia das eleições. Ele foi o entrevistado desta segunda-feira (26) no programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, ancorado por Jota Batista e com as participações do colunista de política Edmar Lyra e do subeditora de Política Carol Brito — ambos da Folha de Pernambuco.

“Fizemos um convênio com o setor de informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Monitoramos por um mês tudo o que aconteceu na rede e a nossa expectativa é de que nesta semana já tenhamos algumas pessoas notificadas”, disse Orson.

Segundo ele, o meio mais rápido para a realização de uma denúncia durante o período eleitoral é através do aplicativo Pardal. Segundo dados informados no início do mês pelo próprio TRE-PE, Pernambuco lidera o ranking nacional de queixas sobre crimes eleitorais.

Ainda de acordo com Orson Lemos, essa investigação nas redes sociais está sendo feita diariamente. “[Comprovada a informação falsa,] o primeiro passo é tirar o material das redes. Se tiver alguma suspeita de crime, vamos abrir um processo criminal”, alertou o diretor-geral do tribunal.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Newsletter