Dirigentes avaliam desempenho dos partidos nas eleições municipais
Lideranças partidárias comemoraram o crescimento das suas siglas nas eleições dos municípios
As eleições municipais de 2024 trouxeram resultados significativos para diversos partidos em Pernambuco, com 16 legendas conseguindo eleger prefeitos em todo o Estado. Alguns partidos destacaram-se pelo número expressivo de prefeitos eleitos, enquanto outros celebraram o fortalecimento de suas bases e a expansão de seus quadros políticos.
Leia Também
• Confira o desempenho dos deputados estaduais nas eleições nos municípios
• Eleições Paulista 2024: PT declara apoio a Ramos no 2° turno
• Reeleição nas eleições municipais de 2024 atinge recorde histórico
O PSDB, atualmente, um dos partidos com maior representação em Pernambuco, com 31 prefeitos eleitos, pode ampliar esse número caso o ex-deputado Ramos (PSDB), vença a disputa pelo segundo turno em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Fred Loyo, presidente estadual do PSDB, celebrou os resultados. Segundo ele, o crescimento do PSDB está diretamente ligado ao apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), que, em sua visão, foi uma das principais forças nas eleições deste ano.
“No final, contabilizamos 123 prefeitos aliados (junto com os prefeitos de partidos aliados), o que representa 2/3 do total de municípios do Estado. Isso só mostra que o time da mudança está se fortalecendo”, destacou Loyo.
Outra legenda que também elegeu 31 gestores foi o PSB, que integra a oposição. A agremiação pode ainda, fazer mais uma prefeitura, caso Junior Matuto seja eleito no segundo turno em Paulista. “O PSB teve 26% dos votos dos eleitores em Pernambuco. A sociedade pernambucana foi às urnas e demonstrou o interesse na nossa forma de fazer governo”, destacou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, em depoimento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Lideranças
Já o presidente do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte, destacou o crescimento do partido em relação ao pleito anterior, subindo de 16 para 24 prefeitos eleitos e alcançando a terceira posição no estado. “Foi um avanço relevante, com atuação consolidada em todas as regiões do Estado. Tivemos um crescimento significativo, fruto do nosso trabalho e trajetória nos últimos anos”, avaliou da Fonte.
O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, em um balanço feito ao lado do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, em Brasília, destacou a vitória do partido em Jaboatão dos Guararapes, segundo maior município de Pernambuco, e outros municípios. “Fomos o único partido a ter coragem de lançar candidatos nas cinco principais cidades pernambucanas. Isso vai nos ajudar muito nas próximas eleições e consolidar o projeto de mudança que Pernambuco e o Brasil precisam”, afirmou.
O Republicanos também fez uma avaliação positiva. Samuel Andrade, presidente estadual do partido, ressaltou que o bom desempenho nas eleições, com 22 prefeituras conquistadas. “Isso nos dá força para construir um palanque para 2026”, afirmou Andrade, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na última terça-feira (9).
Olinda
O PSD, que conquistou 18 prefeituras no Estado e ainda tem chance de conquistar mais uma, caso Mirella Almeida vença o 2° turno em Olinda. Mas se Vinicius Castello conquistar as eleições na cidade é o PT que pode chegar a sete prefeitos eleitos em Pernambuco. “Tive a honra de estar ao lado de candidaturas municipais de fato comprometidas com as pautas da esquerda. Isso mostra a força que temos para combater a extrema direita. Com alegria, celebro as eleições de Serra Talhada, Correntes, Granito, Jurema, Sairé, Tabira e, em breve, a de Olinda”, disse o deputado estadual, João Paulo (PT).