Logo Folha de Pernambuco

Disputa por Lula entre candidatos ao Senado tem nova decisão

Dessa vez, o objeto da ação era o uso da voz do petista no material divulgado nas rádios

Teresa Leitão - Mariana Leal/Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu manter o uso da voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo candidato ao Senado, André de Paula (SD) em sua propaganda eleitoral no rádio. A decisão responde a um pedido da também candidata a senadora pela Frente Popular de Pernambuco, Teresa Leitão (PT). Em seu despacho, o desembargador eleitoral Rogério Fialho Moreira, no entanto, avaliou como indevidas as sugestões de apoio de Lula ao pessedista.

Ao recorrrer ao Tribunal, Teresa alegou o uso indevido da imagem do ex-presidente Lula no guia eleitoral de rádio e TV do concorrente, citando que o PSD não compõe a coligação nacional Brasil da Esperança, que tem o ex-presidente como candidato à Presidência. Ela afirma, também, que no âmbito estadual, a ata da convenção do PSD não menciona apoio a Lula. Na decisão, Fialho Moreira determinou a retirada da menção de que o petista apoia André de Paula. Em relação ao uso da voz, o desembargador justificou que o direito à imagem e do uso da voz é personalíssimo, de modo que apenas o titular que teve sua voz indevidamente veiculada poderá se opor a essa divulgação.

Eventos – E por falar em Lula, o coordenador da campanha do petista em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT), informou o candidato pode voltar a Pernambuco no final do mês de setembro. Apesar da visita não estar confirmada, ele explicou que vem buscando essa agenda – uma vez que existe a previsão do candidato visitar outras cidades no Nordeste neste período.

Além disso, ele explicou que está organizando alguns eventos para o último mês de campanha, começando pela inauguração do comitê de campanha de Lula na próxima sexta-feira (02). Além disso, está nos planos do coordenador um evento principal de rua no dia 13. “No dia 7 de setembro, já existe a tradição do Grito dos Excluídos que acontece, independentemente das eleições. Escolhemos o dia 13 por conta da simbologia do número”, explicou Costa.

Veja também

Braga Netto diz que foi um dos poucos a manter lealdade a Bolsonaro e nega tentativa de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Braga Netto diz que foi um dos poucos a manter lealdade a Bolsonaro e nega tentativa de golpe

Mourão questiona se é crime 'escrever bobagem' e diz que plano de golpe é 'fanfarronada'
EX-VICE-PRESIDENTE

Mourão questiona se é crime 'escrever bobagem' e diz que plano de golpe é 'fanfarronada'

Newsletter