Disque Eleitor em Pernambuco ultrapassa mais de 2 mil chamados
Mais de 11 mil ligações foram contabilizadas pelo sistema, nas primeiras horas da manhã deste domingo (30)
O Disque Eleitor do TRE-PE recebeu mais de 2 mil ligações com dúvidas e reclamações dos usuários. Entre elas, eleitores reclamando que ao digitar o número do candidato (a) na urna, a foto não aparecia.
Segundo Orson Lemos, diretor geral do Tribunal Eleitoral, o problema pode estar na ordem de votação.
"Se você colocar os números de presidente no espaço que seria para governador, a urna vai indicar voto nulo. Isso tem acontecido. Então, é preciso ter atenção", explicou o diretor, reforçando que o eleitor deve votar primeiro para governador e, depois, para presidente.
No caso das cidades de Pesqueira e Joaquim Nabuco, no Agreste e Mata Sul do Estado, respectivamente, o voto para prefeito é feito por último.
Leia Também
• Começa a votação do segundo turno no País. Mais de 7 milhões estão aptos a ir às urnas em Pernambuco
• Primeiras horas de votação em Pernambuco contabilizam 73 urnas eletrônicas trocadas
Filas
Ainda de acordo com o TRE-PE, após as primeiras horas do segundo turno, as filas nos locais de votação já começaram a diminuir consideravelmente.
"É normal a ocorrência de filas no início das votações, porque muita gente chega cedo, antes mesmo do horário de abertura, para votar. As informações dos juízes e chefes de cartório é que essa espera já começou a diminuir e há lugares já sem nenhuma fila", informou Orson Lemos.