Dueire abre conferência sobre transição energética em Portugal
Parlamentar fez a abertura oficial da edição 2024 da Conferência Ibero-Brasileira de Energia
Uma das principais vozes da Casa Alta no debate sobre o setor energético, o senador Fernando Dueire (MDB) abriu oficialmente a edição 2024 da Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben), que aconteceu em Lisboa, Portugal. O evento teve como tema Sustentabilidade e Transição Energética.
Coautor do marco legal da produção de hidrogênio verde, Dueire levou o debate sobre o crescimento na geração eólica e solar, incremento do biocombustível com competitividade, além de projetos que alinham desenvolvimento econômico com a questão ambiental. Entre os avanços na legislação brasileira debatidos pelo senador esteve o projeto de lei do combustível do futuro, que ampliou a participação do etanol na gasolina, acrescentando ainda o percentual do biodiesel no óleo combustível.
Leia Também
• Fernando Dueire preside audiência no Senado sobre Programa Conecta e Capacita
• Fernando Dueire (MDB) evita falar sobre reeleição ao Senado e destaca seu perfil municipalista
• Fernando Dueire defende projeto que destina novos recursos aos municípios
Futuro
Na avaliação de Dueire, os debates sobre iniciativas e novas tendências no setor energético representam uma janela de oportunidade para o Brasil. “Temos um leque de alternativas virtuosas nesse setor. Possuímos vocação e infraestrutura capazes de tirar bom partido desse momento. Nosso País é celeiro de força, mas precisa de planejamento, segurança jurídica e previsibilidade”, concluiu.
O senador também discutiu durante a programação do evento dois projetos apresentados por ele no Senado que trazem a perspectiva do desenvolvimento econômico alinhado com a sustentabilidade. O primeiro regulamenta a securitização de ativos ambientais no Brasil. O segundo padroniza a criação, emissão e comercialização de tokens para ativos ambientais.
“São iniciativas que criam um ambiente seguro para investidores, incentivando a inovação tecnológica e fortalecendo a governança ambiental no País”, explicou.
Entre os participantes do evento estiveram o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, membros do Ministério de Minas e Energias e de agências reguladoras, além do coordenador e idealizador do encontro, professor Reive Barros. O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) representou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).