Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

É falsa a cobrança para dar baixa de CNPJ de campanha

Mensagem fraudulenta circula com link de pagamento falso

Sede do TRE-PESede do TRE-PE - Junior Soares/Folha de Pernambuco

Circula na internet e em aplicativos de mensagens um boato sobre pendências na baixa do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de campanha das Eleições Municipais de 2024. Candidatos relataram ter recebido e-mails informando a falta de pagamento para encerrar a inscrição, acompanhados de um link falso.

De acordo com a Receita Federal, todos os candidatos e partidos precisam se inscrever no CNPJ, que é gerado automaticamente após o registro de candidatura. No entanto, os CNPJs das campanhas foram cancelados automaticamente em 31 de dezembro de 2024, conforme o calendário eleitoral e a Instrução Normativa Conjunta RFB/TSE nº 2001.

A Justiça Eleitoral alerta para golpes e orienta que mensagens desse tipo não sejam acessadas nem pagos valores. A consulta aos CNPJs pode ser feita no sistema oficial através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Denúncias de desinformação podem ser feitas pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

 

Veja também

Newsletter