Edital da Amupe dá largada para eleições da entidade
Pelo menos três nomes despontam para disputar a presidência da instituição
O edital que dá início à corrida eleitoral pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) será publicado hoje. Pelo menos três nomes despontam para disputar a presidência da instituição: o ex-prefeito de Paudalho e atual presidente da entidade, Marcelo Gouveia (Podemos); o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP); e a prefeita de Serra Talhada e ex-presidente da Associação, Márcia Conrado (PT).
Cada chapa deve ter 38 prefeitos entre diretoria executiva e conselhos fiscal e deliberativo. Elas têm até o dia 17 de fevereiro para realizar a inscrição. A eleição ocorre 10 dias depois, no dia 27 de fevereiro.
A comissão eleitoral é composta por Lula Cabral (Solidariedade), prefeito do Cabo de Santo Agostinho; Zé Martins (PSB), prefeito de João Alfredo; e Joel Gonzaga (PSD), prefeito de Feira Nova.
Leia Também
• Eleições Amupe 2025: Márcia Conrado deve ser pré-candidata à presidência da Associação
• Eleições Amupe 2025: Pedro Freitas diz que ganhou apoios e busca convergência com Márcia Conrado
• Eleição da Amupe será realizada no dia 27 de fevereiro
Postulantes
Atual presidente da Amupe, Marcelo Gouveia se inspira no legado do ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, para presidir a entidade após deixar o comando da Prefeitura de Paudalho. Patriota liderou a Associação mesmo sem mandato no Executivo, abrindo um precedente na instituição.
Em seu primeiro mandato como prefeito de Aliança, Pedro Freitas se coloca como um candidato que busca a renovação da Amupe. O gestor vem apostando no diálogo com lideranças e busca formar uma chapa robusta para concorrer ao pleito.
Já a prefeita Márcia Conrado presidiu a Associação em 2023 após um acordo de rodízio com Marcelo Gouveia. Sua candidatura foi definida na última sexta-feira em reunião com lideranças do Estado.