Eduardo da Fonte diz que o PP deve ter candidato no Recife e no Cabo, em Olinda, Jaboatão e Ipojuca
Entre as apostas da legenda, dois deles são ligados à bancada evangélica
O presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, vai reunir o partido na próxima segunda-feira (24), na sede partidária estadual, para discutir os rumos da legenda nas eleições de 2024. Segundo ele, a sigla cogita lançar candidato nas principais cidades pernambucanas, como Recife, Olinda, Jaboatão, Ipojuca e no Cabo. Além da deputada federal Clarissa Tércio, que pode disputar a Prefeitura do Recife contra João Campos (PSB), há expectativa sobre o lançamento de nomes como os do deputado estadual Cleiton Collins (Ipojuca) e do vice-prefeito Márcio Botelho, em Olinda, na sucessão do professor Lupércio (SD). Da Fonte disse que o nome de Jaboatão será uma surpresa. Já no Cabo, a aposta é em Keko do Armazém, que está sem partido e deve se filiar à sigla progressista.
Em entrevista à Folha de Pernambuco, Da Fonte disse que o PP vive um dos seus melhores momentos e pretende lançar pelo menos 50 candidaturas no próximo ano. A sigla atualmente tem oito deputados estaduais e quatro federais. Em Brasília, onde tem 49 deputados federais, o PP integra o chamado Centrão, com uma parcela da bancada federal alinhada ao Governo Lula e outra ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já Eduardo da Fonte esteve recentemente com o presidente Lula na China.
“A reunião de segunda-feira é a primeira da bancada, da executiva e vamos colocar as prioridades e o posicionamento no estado todo. O partido está num dos melhores momentos, tem uma bancada unida que tem votado junto, num momento muito positivo em Pernambuco e consequentemente tem um projeto”, declarou.
Indagado se Clarissa Tércio enfrentaria o prefeito João Campos (PSB) , eventual candidato do presidente Lula, Eduardo da Fonte afirmou: “Temos que ver qual é a prioridade dela também. Ela é o principal ponto nesta decisão”, afirmou. Clarissa Tércio, uma das principais vozes de Bolsonaro em Pernambuco, não foi localizada pela reportagem para comentar o assunto. Além dela, outros nomes são postos para concorrer à prefeitura pela oposição, como André Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL).
Eduardo da Fonte acrescentou que o próprio PT cogita ter candidato na capital pernambucana, estando entre os nomes ventilados o do deputado estadual João Paulo e o da senadora Teresa Leitão. “Lula deve ter mais de um candidato aqui, como geralmente tem. O próprio PT deve lançar a candidatura de Teresa Leitão ou de João Paulo. O PT, nas últimas oito eleições, teve candidato a prefeito do Recife. Quem achar que o PT não lançará candidato, está enganado. Os cenários mudam na política. Quem está forte hoje, amanhã não está e vice-versa. É muito dinâmico”, apostou o deputado. Ele lembrou que, atualmente, o PP está na base da governadora Raquel Lyra (PSDB).