Eleição Jaboatão 2024: Acompanhe aqui a sabatina com a candidata Clarissa Tércio
A indicada do PP é a terceira a participar da série promovida pela Rádio Folha FM 96.7
Dando sequência à serie de sabatinas com os candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, a Rádio Folha FM 96.7 ouve nesta quinta-feira (29) a candidata Clarissa Tércio (PP).
O âncora Jota Batista e a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, comandam a sabatina das 11h às 12h. Participa ainda o cientista político Hely Ferreira
Acompanhe ao vivo aqui:
Por que ser candidata?
"Eu coloquei meu nome à disposição nesse momento delicado que minha cidade está passando de verdadeiro abandono. Jaboatão está precisando de uma transformação com muita urgência. Por tudo o que Jaboatão não tem e que eu acredito que pode ter é que eu coloco o meu nome"
Saúde
"As mulheres de Jaboatão precisam de uma maternidade para que tenham seus bebês com tranquilidade, e isso falta. As mulheres precisam ter um hospital com ginecologista, mastologista e outras especialidades. Hoje temos uma fila de três mil crianças autistas esperando pelo atendimento, temos o NATI, uma única casa que atende apenas 10 crianças por mês, isso é um absurdo. A gente precisa de uma cidade inclusiva, que abrace as mulheres, pessoas com deficiência, doenças raras, autismo. Saúde não dá para esperar, precisamos de mais postos de saúde em Jaboatão. A gente está trazendo uma iniciativa que vi em Florianópolis, o teleatendimento. É um conjunto de ações, a gente precisa de mais médicos, estender o horário dos postos de saúde, eu quero estender até 20h o atendimento dos postos de saúde e quando a gente estende o atendimento tem que contratar mais profissionais de saúde. A gente vai também organizar as filas através do aplicativo e contato pelo Whatsapp"
Aborto
"Eu sou a favor da vida. Defendo a vida desde a concepção. Independente da escolha da mulher, eu vou continuar falando sobre vida. Eu vou governar para todos, serei a prefeita de todos, e eu tenho que compreender o contexto da forma que tudo acontecesse. Sou uma cumpridora da lei"
Segurança Pública
"A gente está percebendo que nessa eleição os prefeitos estão percebendo que eles também tem que ter responsabilidade sobre a segurança, não é jogar só para o Estado. A gente precisa falar mais de políticas de segurança, de prevenção, levar esportes para os jovens. Como deputada federal eu destinei R$ 3 milhões para os esportes, para garantir que cada esquina tenha uma escolinha de futebol, de vôlei, de capoeira, para que os adolescentes não se envolvam com droga, tenho um exemplo lá em casa, meu irmão com 23 anos começou com a maconha, depois foi para o crack. Depois a gente vai para a Guarda Municipal, a gente tem apenas 250 agentes, isso é pouco para uma cidade que tem 644 mil munícipes. A gente precisa fazer cumprir a lei 13.022 que fala sobre o efetivo da Guarda. Hoje, Jaboatão precisava ter aproximadamente 1200 homens pela lei. 90% da Guarda Municipal reclama que quer ser equipada e quer se armar. Quando a gente fala de armar, não é algo do dia para a noite, a gente precisa passar um tempo, treinar. A Guarda Municipal precisa passar por esse treinamento adequado, a gente precisa ter um tempo para essa avaliação. Tento tranquilizar, porque quando a gente fala de armar é com compromisso e responsabilidade. Eu quero ter a nossa ROTA que é uma tropa de elite dentro da nossa Guarda Municipal, é a Ronda Ostensiva de Táticas Avançadas, que vai ter um papel diferente, mais combativa para passar mais segurança"
Educação
"Eu proponho ampliar as escolas de tempo integral. Eu sei os benefícios, a criança tem reforço, as mães podem trabalhar e deixar os seus filhos alí o dia todo. Tenho falado sobre cursos voltados para a mulher, principalmente vitimas de violência, elas precisam aprender, por exemplo a fazer unhas. A gente vai comprar o material e vai dar a elas. A escola em tempo integral garante que a mulher possa deixar seus filhos e ter independência. Números não tenho, não vou mentir para o povo de Jaboatão dizendo que vou fazer 30, 50"
Cultura
"Jaboatão é uma cidade muito rica de história, e a gente precisa, sim, fomentar as manifestações culturais. Sou evangélica, conservadora, mas eu tenho falado com o povo de Jaboatão. Muitos artistas da terra têm me procurado e eu tenho me proposto a conversar, me reunir com eles. A cultura do nosso povo é muito forte, a gente vai valorizar nossa cultura. Jaboatão tem uma história e o povo precisa conhecer, e é isso que a gente vai fazer. Serei a prefeita de todos, a minha fé me ajuda a ir mais longe. Agora, minha fé não pode interferir no seu gosto, na sua opção sexual. Eu luto para que as crianças tenham sua inocência, eu luto para que um professor não tenha alí autoridade chegar para uma criança dizer a ela que ela é isso ou aquilo, isso é o que eu acredito. Mas o que você acredita, eu não posso interferir, Jaboatão tem cultura, carnaval, eu como gestora entendo isso, o que não pode é usar o dinheiro da saúde para festa"
Infaestrutura
"A gente tem no nosso plano de governo o maior programa de pavimentação, o programa Minha Rua é Top. Quando a gente estava montando o programa de governo eu disse: não vou colocar número, porque isso é uma enganação, não tem como a gente dizer, o que a gente sabe é que Jaboatão precisa de mudança, de ruas asfaltadas, tirar nosso povo da lama. A gente não quer falar de números, mas está prometendo que vai fazer. Hoje somos a quarta cidade do Brasil com mais pessoas morando em áreas de risco. A gente precisa melhorar a nossa infraestutura, se dedicar a esse povo que está morandoi nas áreas de risco. A gente tem um time de especialistas montado, porque a gente acredita que vamos chegar a essa prefeitura, devolver de volta para o nosso povo e vamos montar a melhor gestão que Jaboatão já viu. Vamos buscar recursos em Brasília, contato com os nossos parlamentares é muito importante, por meio de emendas parlamentares, tenho experiência como deputada federal, sei as portas que eu vou bater, tenho um partido forte, parceria com a nossa governadora Raquel Lyra também. Não quero aqui estar com promessas vazias de que a gente vai resolver do dia para a noite, mas todos os dias vamos resolver problemas. Temos dois candidatos, Elias que teve oito anos para resolver os problemas e as coisas continuam do mesmo jeito, temos o atual grupo do prefeito que oito anos tiveram e nada foi resolvido"
Política Partidária
"Quando eu ando por Jaboatão não vejo o povo preocupado com Bolsonaro ou com Lula, o povo está preocupado com os problemas de Jaboatão. O povo tá preocupado com o emprego, saneamento, infraestrutura, as mulheres estão preocupadas com a merdendas dos seus filhos na escola, com as saunas de aula, porque é quente. Quanto a dividir votos, o povo está olhando para nossa proposta, eu serei a prefeita de todos, repito com covicção, porque sou cristã e meu Deus me ensina que eu tenho que amar o próximo como a mim mesma. Independente se você é do partido A,B ou C, meu partido é Jaboatão, eu vou ser sua prefeita, e você vai morar na melhor cidade que já morou. Se você é da cor vermelha ou verde e amarelo, tem sua ideologia, opção sexual, para mim não importa. Qual ideologia que se discute na Câmara de Jaboatão? Não existe, se discute os problemas de Jaboatão. Se tiver gente boa e que queira discutir o problema de Jaboatão comigo, a gente vai estar junto"
Cabo eleitoral
"Meu cabo eleitoral é o povo de Jaboatão, especialmente as mulheres. Estamos na base da governadora, ela não declarou apoio a ninguém na eleição de Jaboatão. Eu não me preocupo com isso"