Eleição Jaboatão 2024: Acompanhe aqui a sabatina com o candidato Mano Medeiros (PL)

O atual prefeito busca a reeleição no pleito de 6 de outubro

Dando sequência à serie de sabatinas com os candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, a Rádio Folha FM 96.7 ouve nesta quarta-feira (28) o atual prefeito e candidato à reeleição Mano Medeiros (PL).

O âncora Jota Batista e a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, comandam a sabatina das 11h às 12h. Participa ainda da sabatina a editora-adjunta de Política e Economia da Folha de Pernambuco, Pupi Rosenthal

Acompanhe ao vivo aqui:

Por que ser candidato?

"Recebi o convite para ser vice-prefeito em 2020 já com a perspectiva de assumir a prefeitura quando Anderson Ferreira renunciasse para concorrer ao governo do estado. Muita gente achava que Mano seria um prefeito tampão, mas Mano acabou se viabilizando politicamente, cresceu e amadureceu, ao ponto de uma reeleição ser viável. Jaboatão acolheu o prefeito Mano, então não tinha como não me colocar à disposição para ser candidato à reeleição".

Saúde

"O centro de parto natural está funcionando sim. O pré-natal também funciona. O centro seria uma maternidade, mas mudamos a filosofia para fazer além da maternidade, um hospital da mulher e da criança. A obra já está em andamento. O hospital está com perspectiva de ser entregue até o final do primeiro semestre de 2025. Vamos ter 40 leitos à disposição da nossa população. Sou o maior fiscal de Jaboatão. Paro, entro nos postos e tento fazer correções, mas sempre tem problemas. É uma questão de gestão, que estamos aprimorando e melhorando. Falta de medicamento, por exemplo, é rotina no serviço público. Não deveria acontecer, mas é algo que estamos enfrentando à nível nacional. Estamos ampliando mais quatro unidades de saúde e teremos horários estendidos até o fim do ano".

Segurança pública

"O papel de polícia é do governo do estado, mas a prefeitura tem que fazer sua parte. Defendo que a Guarda Municipal tem que ser armada, para o profissional ter um instrumento de defesa pessoal. Mas a guarda não vai ter papel de polícia. Hoje, 98% do nosso município está iluminado de LED. Isso foi um avanço muito grande na nossa gestão. Deixamos o município iluminado, e iluminação é segurança. Estamos com termo de referência para instalar 200 câmeras de monitoramento no nosso município para termos uma integração com o governo do estado. Vamos ampliar a Guarda Municipal, vão entrar 127 profissionais, mas a rotatividade é grande, pois iremos aposentar, nos próximos 3 ou 4 anos, 150. Então temos a perspectiva de lançar um novo concurso no ano que vem".

Compaz

"Os bons exemplos precisam ser replicados. Existe uma perspectiva de construir, em 2025, três unidades. Talvez o nome não seja Compaz, estamos chamando de 'Vila Olímpica'. Instalamos, antes, uma Estação Cidadania e o que importa é que o objetivo da unidade é a mesma. É importante tirarmos os jovens das ruas para eles terem atividades esportivas e culturais, para preencher o tempo do jovem além da escola". 

Educação

"Jaboatão tem uma característica de várias cidades dentro de uma só. Então algumas escolas conseguem ampliar atividades, outras não. Hoje temos três escolas de tempo integral, mas planejamos passar para 30 no próximo ano. Temos que ampliar nossa rede de ensino. Já fomos premiados, em nível internacional, pelo Jaboatão Prepara. A rede municipal de ensino de Jaboatão é uma referência. De 2020 pra cá nós já contratamos quase 3 mil profissionais, é um investimento muito grande na educação. A educação de Jaboatão é nota 10. Pretendemos, inclusive, abrir escolas nos finais de semana, mas desde que a comunidade tenha participação. Ter toda a estrutura para abrir a escola para a prefeitura tomar conta do local? Não. É a comunidade que tem que tomar conta, são eles que são beneficiados com os filhos estudando". 

Infraestrutura

"A tragédia de 2022 atingiu toda a RMR. Aquilo foi o grande divisor de águas para mim. Para se reestruturar e mudar toda a realidade é muito difícil. 1/3 da população de Jaboatão vive em área de riscos. Não vai ser Mano em dois anos que vai mudar essa situação. É uma realidade que a gente tem que entender. Temos 900 pessoas com auxílio moradia. Estamos discutindo com o governo federal uma política habitacional, dentro do MCMV, que tire pessoas das áreas de risco. Temos limitações orçamentárias, quisera eu ter recurso financeiro necessário para tirar toda a população das áreas de risco".

Política partidária

"Sou candidato pelo PL e tenho uma base de 10 partidos que me apoiam. A base é forte, sólida. Temos feito uma articulação muito boa. Eu tô animado com esse apoio todo e temos uma perspectiva de eleger uma quantidade grande de vereadores da minha base. A governadora Raquel Lyra tem dado apoio institucional, do ponto de vista político ainda estou aguardando o momento certo de ter essa conversa para saber até que ponto ela vai entrar na nossa campanha. Não participei da agenda com Jair Bolsonaro por recomendação do meu jurídico para não antecipar campanha, mas não há desgaste nenhum. O presidente Bolsonaro faz parte do partido que eu faço, mas quem quer que seja o presidente da República ou governador, temos que fazer pontes".

Considerações finais

"Me coloco como candidato à reeleição. Tenho feito trabalho corpo a corpo, vivendo Jaboatão junto da população jaboatanense e a população tem demonstrado esse desejo que eu continue como prefeito".
 

Veja também

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter