Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024: Apenas três candidatos participam da Parada da Diversidade no Recife

Dani Portela, Ludmila Outtes e Simone Fontana marcam presença no evento em defesa da população LGBTQ

Fotografia: Júnior Soares / Folha de Pernambuco

A 23ª edição da Parada da Diversidade do Recife, neste domingo (15), trouxe o tema “Vidas LGBT+ Importam! Fundamentalismo, machismo e racismo: Dói, Machuca e Mata!”. Dos oito candidatos à Prefeitura da Capital pernambucana, apenas três compareceram ao evento para reforçar o apoio à luta pelos direitos da população LGBTQIAP+.

Ludmila Outtes, candidata pelo União Popular (UP), foi a primeira a chegar, por volta das 9h. Ela ressaltou a importância de combater o preconceito.

"É muito importante participar deste evento porque está havendo um crescimento grande da LGBTfobia e é preciso acabar com essa intolerância. O próprio Jesus sempre defendia os oprimidos, e não há porque ter diferenciação por raça, gênero ou classe social. Somos todos iguais", afirmou a candidata.

Às 9h30, Simone Fontana (PSTU) chegou ao Parque Dona Lindu, local da concentração da Parada da Diversidade, destacando a necessidade de políticas públicas mais efetivas direcionadas para o segmento.

"Nós estamos aqui pela importância do tema e da violência no Brasil contra o público LGBT. Entendemos que as políticas públicas adotadas são insuficientes. É preciso, além de criminalizar a LGBTfobia, ter educação sexual e de gênero nas escolas e garantir acesso a serviços de qualidade a esse público", disse Simone.

Já a candidata Dani Portela (PSOL) chegou por volta das 11h e participou do desfile no "Trio das Lésbicas", o quarto carro alegórico do evento.

"Eu venho há muitos anos na Parada da Diversidade, e em toda a minha atuação trouxe a população LGBTQIAPN+ para o centro da política. Como deputada estadual, destinei mais de R$ 740 mil em emendas para ações específicas voltadas à saúde e à geração de emprego e renda da população LGBTQIAPN+. Não à toa, a sigla aparece 50 vezes no meu plano de governo", afirmou Dani.

 

Representantes

O prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição, não compareceu ao evento, mas enviou uma representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Durante o dia, Campos cumpriu agenda nos bairros do Ibura, Beberibe e Casa Forte.

Daniel Coelho (PSD), apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que participou de edições anteriores da Parada, optou por realizar uma caminhada no bairro do Jordão. No entanto, o Governo de Pernambuco enviou a secretária de Direitos Humanos, Joana Figueiredo, como representante.

Gilson Machado (PL) cumpriu agenda em caminhadas pelos bairros Alto de Santa Tereza e Nova Descoberta, enquanto Tecio Teles (Novo) participou de uma carreata na Madalena. A equipe do candidato Victor Assis (PCO) não foi localizada para comentar sua ausência.

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Juri em tribunal civil considera Conor McGregor culpado pela acusação de estupro a uma mulher
ARTES MARCIAIS

Juri em tribunal civil considera Conor McGregor culpado pela acusação de estupro a uma mulher

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Newsletter