Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024: duas cidades de Pernambuco têm apenas um candidato a prefeito; o que acontece?

A informação está disponível na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Urna eletrônica - Agência Brasil

Duas das 184 cidades de Pernambuco terão apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano, que ocorrem nos dias 6 e 27 de outubro.

Em Dormentes e Solidão, os postulantes não terão opositores na eleição deste ano. Nos dois casos, os candidatos são filiados ao PSB. A informação está disponível na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os casos de candidatura única representam 1,09% do total de municípios pernambucanos.

O Recife é a cidade pernambucana com mais candidatos à prefeitura este ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na capital, oito postulantes disputam o pleito.

Em 94 cidades pernambucanas, serão dois candidatos e em 54, três. Com quatro candidatos, há 18 cidades. Já as cidades com cinco ou mais candidatos são 16. 

Dormentes
Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, a candidata Corrinha de Geomarco, nome de urna de Maria do Socorro Coelho de Sousa, se candidata para seu primeiro mandato como chefe do Executivo Municipal. 

Corrinha de Geomarco é a atual vice-prefeita de Dormentes, tendo sido eleita para o cargo em 2020 na chapa encabeçada por Josimara Cavalcanti. 

Josimara, atual prefeita da cidade, apoia Corrinha de Geomarco. A candidata é do PSB e a sua coligação, Dormentes Unida e Mais Forte, também é formada pelo MDB.

O município de Dormentes tem atualmente 16.048 eleitores aptos para votar. A cidade chegou a 17.188 habitantes no Censo de 2022. 

Solidão
Em Solidão, no Sertão do Pajeú, Mayco da Farmácia, nome de urna de Mayco Pablo Santos Araújo, concorre sozinho à prefeitura. 

Mayco é do PSB e concorre coligado com a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).

A candidatura de Mayco da Farmácia é apoiada pelo atual prefeito de Dormentes, Djalma da Padaria. 

São, atualmente, 5.754 eleitores aptos para votar em Solidão. O Censo 2022 contabiliza 5.210 habitantes no município. 

Candidato único: que acontece nesses casos?
Apesar de ter apenas um candidato na disputa, a eleição nos municípios precisa ocorrer normalmente, conforme ressalta o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Segundo a legislação eleitoral, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto para ser eleito.

Apesar da existência da candidatura única, a eleição não é automática. Isso porque, acrescenta o TRE-PE, é preciso que o postulante tenha mais votos do que a soma dos brancos e nulos. 

"Caso o número de votos brancos e nulos (não válidos) seja maior que a votação no candidato, a votação será considerada comprometida e a Justiça Eleitoral deverá convocar uma nova eleição entre 20 a 40 dias após o anúncio da nulidade", explicou o TRE-PE, por meio de nota. 

Eleitores votandoEleitores votando (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Confira a relação com a quantidade de candidatos em todas as cidades de Pernambuco

Segundo turno
Em nenhuma das duas cidades de Pernambuco com candidato único à prefeitura haveria a possibilidade de segundo turno, já que nenhuma delas têm o mínimo de 200 mil eleitores para haver a nova rodada.

Apenas o Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina, maiores colégios eleitorais do Estado podem ter segundo turno.

Caetés tem novo candidato
Outra cidade pernambucana que teria apenas uma candidatura à prefeitura seria Caetés, no Agreste. O atual prefeito, Tirri (Republicanos), nome de urna de Nivaldo da Silva, seria o único postulante. 

No entanto, o registro de Guilherme Fernando de Melo Bezerra (PDT) apareceu no DivulgaCand na segunda-feira (19). 

O TRE-PE explicou à reportagem que houve a escolha de Guilherme Fernando para a disputa, mas o partido não apresentou o registro da candidatura no prazo estipulado pelo cronograma eleitoral, que era até 15 de agosto.

O candidato pode, nesses casos, fazer o requerimento individual de candidatura, previsto na Lei n° 9.504/97, art. 11, § 4° e Resolução TSE n° 23.609/19, arts. 29, 30 e 34, I (alterada pela Resolução TSE n° 23.675/21). 

Somente candidatos escolhidos em convenção podem requerer pedido individual, ainda segundo o TRE-PE.

Em 2020, Tirri foi eleito com 9.634 votos válidos, equivalente a 71,37%. Naquele pleito, ele também teve apenas um concorrente: José Inaldo da Silva.

Caetés tem 20.423 eleitores segundo o TRE-PE e 28.827 habitantes de acordo com o IBGE. 

Veja também

Newsletter