Eleições 2024: entenda por que Fernando de Noronha não participa da votação deste domingo (6)
Fernando de Noronha tem uma administradora-geral
Mais de 7,1 milhões de eleitores vão às urnas em Pernambuco, neste domingo (6), no primeiro turno das eleições municipais. A única localidade no Estado que não participa da votação, no entanto, é Fernando de Noronha.
Isso acontece porque a Ilha não é considerada um município. É o mesmo caso de Brasília.
Tanto a Capital Federal quanto o arquipélago pernambucano não tem prefeitos. Fernando de Noronha é um distrito estadual, e Brasília faz parte do Distrito Federal.
Fernando de Noronha tem um administrador-geral, cuja identificação é feita pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e aprovado pela Assembleia Legislativo (Alepe). Atualmente, esse cargo é ocupado por Thallyta Figuerôa.
Leia Também
• Canais oficiais do TRE-PE registram mais de 6 mil atendimentos sobre eleições neste domingo (6)
• Com problemas, 150 urnas precisaram ser substituídas esta manhã nas eleições em Pernambuco
• Presidente do TRE-PE abre eleições pedindo “consciência e tranquilidade”; veja
As ilhas do arquipélago, explica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), formam uma Área de Preservação Permanente (APP), da qual a gestão é exercida pelo Distrito Estadual de Fernando de Noronha, vinculado ao Estado de Pernambuco.
Em Noronha, há 3.447 eleitores e eleitoras aptos a votar, segundo dados divulgados no início do ano pelo TSE.
Moradores de Fernando de Noronha — e também os de Brasília — participam das eleições gerais, quando votam para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou deputado distrital, no caso da Capital.
Quem está em Noronha pode justificar
Turistas e moradores de Fernando de Noronha que têm domicílio eleitoral em alguma cidade podem justificar o voto na Ilha.
É possível usar o aplicativo e-Título, bem como ir à Escola Arquipélago, onde funciona um posto físico, para justificativa eleitoral das 8h às 16h (horário de Fernando de Noronha).