Eleições 2024: entenda por que Fernando de Noronha não participa da votação deste domingo (6)

Fernando de Noronha tem uma administradora-geral

Fernando de Noronha - Mariano Correa/Divulgação

Mais de 7,1 milhões de eleitores vão às urnas em Pernambuco, neste domingo (6), no primeiro turno das eleições municipais. A única localidade no Estado que não participa da votação, no entanto, é Fernando de Noronha.

Isso acontece porque a Ilha não é considerada um município. É o mesmo caso de Brasília.

Tanto a Capital Federal quanto o arquipélago pernambucano não tem prefeitos. Fernando de Noronha é um distrito estadual, e Brasília faz parte do Distrito Federal. 

Fernando de Noronha tem um administrador-geral, cuja identificação é feita pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e aprovado pela Assembleia Legislativo (Alepe). Atualmente, esse cargo é ocupado por Thallyta Figuerôa.

As ilhas do arquipélago, explica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), formam uma Área de Preservação Permanente (APP), da qual a gestão é exercida pelo Distrito Estadual de Fernando de Noronha, vinculado ao Estado de Pernambuco.

Em Noronha, há 3.447 eleitores e eleitoras aptos a votar, segundo dados divulgados no início do ano pelo TSE. 

Moradores de Fernando de Noronha — e também os de Brasília — participam das eleições gerais, quando votam para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou deputado distrital, no caso da Capital.

Quem está em Noronha pode justificar
Turistas e moradores de Fernando de Noronha que têm domicílio eleitoral em alguma cidade podem justificar o voto na Ilha.

É possível usar o aplicativo e-Título, bem como ir à Escola Arquipélago, onde funciona um posto físico, para justificativa eleitoral das 8h às 16h (horário de Fernando de Noronha).

Veja também

Chefe do Exército israelense garante que ala militar do Hamas está ''derrotada''
ORIENTE MÉDIO

Chefe do Exército israelense garante que ala militar do Hamas está ''derrotada''

Morre aos 94 anos a presidente da Câmara dos Deputados do México
LUTO

Morre aos 94 anos a presidente da Câmara dos Deputados do México

Newsletter