Eleições 2024: Olinda e Paulista se preparam para o 2º turno das Eleições 2024
1.624 urnas eletrônicas estão sendo preparadas
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta sexta-feira (18), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições Municipais de 2024 nas cidades de Olinda e Paulista. A votação está agendada para o próximo domingo (27) e ao todo serão preparadas 1.624 urnas, das quais 96 são de contingência, para possíveis substituições.
As urnas destinadas aos eleitores de Olinda estão sendo preparadas no Polo 01, localizado no bairro de San Martin, no Recife. Já as urnas de Paulista estão sendo organizadas no Polo 15, na área central de Igarassu. A cerimônia de preparação no Polo 01 teve início com a configuração das 308 urnas da 117ª Zona Eleitoral de Olinda e contou com a presença de autoridades como o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, o juiz eleitoral Gustavo Valença Genú e o promotor eleitoral Felipe Akel Pereira de Araújo.
Leia Também
• Encontro entre o presidente Lula e Vinicius Castello deve aquecer segundo turno em Olinda
• Com a presença de Raquel Lyra, Fernando Cerqueira assume Vice-Presidência do TRE-PE
• Fernando Cerqueira assume Vice-Presidência do TRE-PE nesta quarta-feira
Diferentemente do primeiro turno, o processo de preparação das urnas para o segundo turno envolve a inserção de uma mídia de resultado que indica quais os dois candidatos em disputa. Segundo Mlexener Romeiro, coordenador de Sistemas do TRE-PE, a fase inclui também uma nova bateria de testes, que verifica o funcionamento de todos os componentes das urnas, como memória, teclado, leitor biométrico e sistema de áudio.
Para garantir que tudo funcione adequadamente, o Tribunal contará com uma equipe de 28 técnicos especializados na operação das urnas. Orson Lemos explicou que as urnas usadas no primeiro turno são retornadas, zeradas e preparadas novamente, pois, nesta etapa, o eleitor votará apenas em um dos dois candidatos restantes.
Após a conclusão do processo de preparação, as urnas são lacradas com selos especiais fabricados pela Casa da Moeda, que possuem propriedades químicas que impedem qualquer tentativa de violação. As urnas são então armazenadas em local seguro até serem transportadas no final de semana das eleições, garantindo a integridade e segurança do processo eleitoral.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.