Eleições 2024: Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde sofre tentativa de assassinato
Candidato à reeleição foi levado a um hospital, onde se recupera
O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, e candidato à reeleição, Irlando Parabólicas (PSD), sofreu um ataque a tiros quando chegava em casa na noite desta sexta-feira (04). Seu veículo, uma picape S10 blindada, foi atingido por 11 disparos. Irlando, seu motorista e o segurança não sofreram ferimentos.
As imagens de câmeras de segurança mostram dois homens em uma moto se aproximando do carro e efetuando os disparos antes de fugir do local. Irlando, que chegou a desmaiar do susto, foi levado a um hospital, onde se recupera.
Leia Também
• Eleições Municipais de 2024: O que você precisa saber para votar com tranquilidade
• Eleições Olinda 2024: Vinicius Castello encerra campanha na Barreira do Rosário
• Eleições Recife 2024: Rede social de Gilson Machado sai do ar e aliados dizem que foi hackeado
Em resposta ao atentado contra Irlando, a coligação "Por Uma Santa Cruz da Baixa Verde Cada Vez Melhor" repudiou o ato em nota oficial, destacando que o prefeito vinha realizando uma campanha pacífica e propositiva, e que medidas já estão sendo tomadas pelas autoridades para investigar o caso.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) expressou solidariedade a Irlando e determinou que um delegado especial cuidasse das investigações. A população e os familiares esperam que os responsáveis pelos atentados sejam identificados e punidos rapidamente.
Localizada no Sertão do Pajeú, Santa Cruz da Baixa Verde tem 11.567 habitantes, de acordo com o último Censo (2022), e 10.005 eleitores.
Outros atentados
No dia 29 de agosto, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), foi esfaqueado por um empresário da cidade. Já no dia 6 de setembro, Aprígio dos Anjos Neto, filho da candidata a prefeita de Surubim, Rosélia dos Anjos e Silva (PSB), também foi alvo de uma emboscada. Ele estava dirigindo quando dois homens em uma motocicleta dispararam contra seu veículo, que saiu da pista. Ele conseguiu escapar ileso.
Segue abaixo nota de repúdio divulgada pela coligação:
NOTA DE REPÚDIO
A Coligação “Por Uma Santa Cruz da Baixa Verde Cada Vez Melhor”, composta pelos partidos PSD, PODEMOS e PSDB, rechaça de forma veemente o atentado a tiros, sofrido pelo candidato a prefeito e prefeito do munícipio de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas, no Sertão do Pajeú.
Na noite desta sexta-feira (4), Irlando Parabólicas, e seu motorista, foram vítimas de um atentado a tiros, efetuados contra o seu carro, no momento em que o mesmo estacionou na frente de sua residência, no bairro do Ginásio, no município de Santa Cruz da Baixa Verde. Por estar utilizando um carro blindado, ambos não sofreram nenhum ferimento.
Há alguns dias, Irlando registrou um Boletim de Ocorrência, na Delegacia Regional de Serra Talhada, por estar sofrendo ameaças de morte. Apesar das ameaças, Irlando vinha tocando sua campanha a reeleição de forma tranquila, pois vem realizando uma campanha propositiva, focada em propostas e sem qualquer tipo de agressão a qualquer pessoa.
Logo após o ocorrido, o prefeito foi levado por familiares ao hospital local, onde recebeu os primeiros atendimentos, em seguida foi encaminhado, apenas por precaução, a uma clinica particular no município de Serra Talhada.
Através da assessoria do prefeito, a Governadora Raquel Lyra, foi comunicada do fato, de pronto, já ordenou todas às medidas cabíveis. O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, já está de posse das imagens e já está investigando o fato. Sendo assim, a população, os amigos e toda a família, esperam que tudo seja resolvido no menor tempo possível. Irlando é mais um prefeito a sofrer atentado, dentro do pleito eleitoral de 2024.
A família agradece todas as orações e comunica que está tudo sobre controle “Irlando está bem, tudo está sendo providenciado, o mais importante agora é o seu total restabelecimento, para que em breve, possa voltar ao convívio de todos e de suas atividades como prefeito, bem como, a sua campanha eleitoral”.
Santa Cruz da Baixa Verde é uma cidade de pessoas de bem e fatos como esse, não expressam o verdadeiro sentimento do povo santacruzense. Sendo assim, a Coligação “Por Uma Santa Cruz da Baixa Verde Cada Vez Melhor”, afirma que confia na polícia e na justiça, e acredita que em breve, os responsáveis pagarão por esse atentado vil e covarde.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.