Eleições 2024: SDS avalia que votação do segundo turno foi tranquila em Olinda e Paulista
Secretária executiva da SDS, Dominique Oliveira destacou que foram registradas oito ocorrências
Com o fim da votação para o 2º turno em Olinda e Paulista, neste domingo (27), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) apresentou o balanço de ocorrências durante o segundo turno do pleito no Estado.
Leia Também
• Eleições 2024: TRE-PE divulga locais para justificar o voto no segundo turno
• Eleições 2024: TRE-PE substituiu cinco urnas eletrônicas neste domingo (27)
A coletiva foi realizada na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). De acordo com a secretária executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira, as eleições ocorreram de forma tranquila.
Ela destacou ainda, a atuação coordenada dos órgãos de segurança, garantindo uma votação sem episódios de violência ou intimidação.
Segundo a secretária, foram registradas oito ocorrências em todo o Estado, uma delas resultando em prisão em flagrante no município de Paulista, por transporte irregular de eleitores.
As demais situações incluíram propaganda irregular, boca de urna e desobediência à Justiça Eleitoral, mas foram resolvidas sem necessidade de intervenções mais severas.
Todas as infrações apuradas foram encaminhadas para análise e, caso necessário, darão origem a inquéritos específicos.
Profissionais
Para garantir a segurança, foram mobilizados 1.252 profissionais, com reforço nas guarnições e uso de tecnologia de monitoramento em tempo real. Em Olinda, além do espelhamento de câmeras, foi utilizado o sistema de Plataforma de Observação Elevada (POE), que permite uma visão ampla e detalhada das áreas de votação. Houve também o emprego de drones para monitoramento aéreo.
“A operação foi bem-sucedida, e o segundo turno transcorreu de forma ainda mais tranquila que o primeiro”, afirmou Dominique Oliveira.
Segundo ela, o efetivo em Olinda e Paulista contou com uma estrutura robusta de segurança, composta por guarnições e uma rede integrada de monitoramento com câmeras das prefeituras, além da cooperação de órgãos federais e municipais.
Atuação
A secretária também destacou que o CICCE permanecerá em monitoramento até as 7h da manhã de segunda-feira (30), com representantes de instituições como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e as prefeituras locais.
O objetivo é garantir que todas as celebrações pós-resultado sejam realizadas dentro dos limites legais, atendendo à determinação do Ministério Público, que estipulou o encerramento de qualquer festa de vitória até as 23h.
“Nós monitoramos as câmeras, o acionamento de ocorrências pelo 190 e temos equipes no terreno prontas para responder a qualquer situação que surja”, concluiu.