Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024: SDS avalia que votação do segundo turno foi tranquila em Olinda e Paulista

Secretária executiva da SDS, Dominique Oliveira destacou que foram registradas oito ocorrências

Coletiva da SDS sobre o 2º turno - Júnior Soares / Folha de Pernambuco

Com o fim da votação para o 2º turno em Olinda e Paulista, neste domingo (27), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) apresentou o balanço de ocorrências durante o segundo turno do pleito no Estado. 

A coletiva foi realizada na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). De acordo com a secretária executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira, as eleições ocorreram de forma tranquila. 

Ela destacou ainda, a atuação coordenada dos órgãos de segurança, garantindo uma votação sem episódios de violência ou intimidação.

Segundo a secretária, foram registradas oito ocorrências em todo o Estado, uma delas resultando em prisão em flagrante no município de Paulista, por transporte irregular de eleitores. 

As demais situações incluíram propaganda irregular, boca de urna e desobediência à Justiça Eleitoral, mas foram resolvidas sem necessidade de intervenções mais severas. 

Todas as infrações apuradas foram encaminhadas para análise e, caso necessário, darão origem a inquéritos específicos.

Dominique Oliveira, secretária executiva de Defesa SocialDominique Oliveira, secretária executiva da SDS (Foto: Júnior Soares)

Profissionais
Para garantir a segurança, foram mobilizados 1.252 profissionais, com reforço nas guarnições e uso de tecnologia de monitoramento em tempo real. Em Olinda, além do espelhamento de câmeras, foi utilizado o sistema de Plataforma de Observação Elevada (POE), que permite uma visão ampla e detalhada das áreas de votação. Houve também o emprego de drones para monitoramento aéreo.

“A operação foi bem-sucedida, e o segundo turno transcorreu de forma ainda mais tranquila que o primeiro”, afirmou Dominique Oliveira. 

Segundo ela, o efetivo em Olinda e Paulista contou com uma estrutura robusta de segurança, composta por guarnições e uma rede integrada de monitoramento com câmeras das prefeituras, além da cooperação de órgãos federais e municipais.

Atuação
A secretária também destacou que o CICCE permanecerá em monitoramento até as 7h da manhã de segunda-feira (30), com representantes de instituições como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e as prefeituras locais. 

O objetivo é garantir que todas as celebrações pós-resultado sejam realizadas dentro dos limites legais, atendendo à determinação do Ministério Público, que estipulou o encerramento de qualquer festa de vitória até as 23h.

“Nós monitoramos as câmeras, o acionamento de ocorrências pelo 190 e temos equipes no terreno prontas para responder a qualquer situação que surja”, concluiu.

Veja também

Cármen Lúcia promete pesquisa sobre motivos de abstenção
Eleições

Cármen Lúcia promete pesquisa sobre motivos de abstenção

Segundo turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões
Eleições

Segundo turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões

Newsletter