Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024: TRE-PE alerta que uso do celular é proibido na cabine de votação

Aparelho só deve ser utilizado para apresentar o e-Título aos mesários

Uso de celular na hora da votação é proibido. - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Leia Também

• TRE-PE sorteia as urnas que terão a autenticidade e integridade testadas para o 2º turno

• Eleições 2024: Como consultar o local de votação para o segundo turno das eleições em Olinda e Paulista

Neste domingo (27), o eleitor deve ficar atento para evitar o uso do celular na cabine de votação. O alerta é do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para que o ato possa ser cumprido com total segurança e sigilo. 

Além dos celulares, o eleitor também não deve utilizar qualquer objeto ou aparelho eletrônico no momento da votação, como rádio, câmera fotográfica, filmadora ou outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado.   

Exceções   

Pessoas com deficiência que utilizam recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos auditivos, podem entrar com esses dispositivos na cabine de votação.   

No momento do voto   

Não é proibido que o eleitor chegue à seção eleitoral com celular ou outros dispositivos, mas não poderá levá-los para a cabine de votação. Por isso, ao entrar na seção eleitoral, a eleitora ou o eleitor deve desligar o aparelho;  deixá-lo em um local indicado pelos mesários, que serão responsáveis por ele; e após votar, recolher o celular e outros objetos deixados.
 
E-Título  

Antes de desligar o aparelho de celular, o cidadão pode apresentar o aplicativo e-Título com a versão digital do título de eleitor com foto à mesária ou ao mesário para se identificar. 

A versão do título de eleitor com foto só aparece no aplicativo se a eleitora ou o eleitor tiver o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. 

Em seguida, para poder entrar na cabine de votação, a pessoa deverá deixar o aparelho desligado no local indicado.   

Consequências

No caso da recusa em cumprir a regra de deixar o celular no local definido pelos mesários, o presidente da seção poderá requisitar o auxílio de um policial para fazer valer a regra. Em algumas seções, pode haver o uso de detectores de metal, a fim de evitar o acesso com dispositivos eletrônicos.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Newsletter